Notícia

Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional

Residência Bondade para pessoas com doença mental

Abriu Residência de Apoio Máximo na Região Centro

É uma unidade “experimental “integrada na rede nacional de Cuidados Continuados Integrados, com parcerias com a Segurança Social e Saúde.

Trata-se da primeira unidade (RAMa) Residência de Apoio Máximo na Região Centro. Recordamos que a Fundação ADFP tem uma grande experiência de parceria com a Saúde e Segurança Social na criação de respostas inovadoras no âmbito da doença mental. 

A Fundação abriu a primeira Residência Assistida para pessoas com doença de Halzeimer e criou a primeira Unidade de Vida Apoiada na década de noventa. Em parceria com o extinto Hospital Sobral Cid a Fundação criou o primeiro Fórum Sócio Ocupacional na CIM de Coimbra e idealizou o projecto DiferenteMente / IgualMente que recebeu vários prémios a nível nacional. A Fundação tem uma cultura disruptiva de intervenção com pessoas com doença mental que assenta na promoção da dignidade do doente e na sua integração na comunidade.

A RAMa tem capacidade física, construída, para 24 doentes embora vá abrir com acordo só para 12 pessoas com doença mental.

A Fundação é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, de interesse público, que investe na cooperação com o Estado para criar uma sociedade inclusiva de bem-estar.

A equipa da RAMa, dirigida pela Dra. Helena Alves, aguarda que a ARS envie os primeiros doentes.

Neste edifício construído desde o início para pessoas com doença mental a Fundação já acolheu nos últimos anos, quando aguardava os acordos de Cuidados Continuados, refugiados, formandos da Guiné e pessoas em situação de sem abrigo.