Notícia

Pista Mágica — Voluntariado & Inovação

VolunTalento

financiador a Portugal Inovação Social e investidor social o Município de Vila Nova de Gaia

E se o Voluntariado for pensado e concretizado como um direito de todos e para todos? E se, em vez de uma perspetiva capacitista, escolhêssemos uma abordagem holística, humanista, que vê as pessoas – todas, sem excepção – como seres completos, plenos de aspirações e talentos? E se não traçássemos caminhos com base em limitações, mas sim no imenso potencial que todos guardamos dentro?

No VolunTalento, todos reconhecemos ter limitações (quem não tem que levante a mão), mas escolhemos fazer-nos dos nossos talentos e sonhos. Escolhemos fazer parte de algo maior do que nós próprios – causas que nos fazem mais atentos e mais próximos das Comunidades que habitamos. No VolunTalento, escolhemos colocar mãos, pés, braços e coração ao serviço dos outros, através do usufruto de um direito que é universal: o do exercício de um voluntariado capaz e comprometido.

Em julho, mês do Orgulho das Pessoas Com Deficiência (PCD), depois de fecharmos a jornada do herói por territórios de auto-conhecimento, empatia e serviço e desenharmos planos individuais movidos a sonhos, regressámos ao terreno para mais atividades de voluntariado que nos têm permitido sorrir, crescer, suar, reconhecer aspirações e traçar escolhas – em conjunto e individualmente.

Em agosto, continuaremos a fazer caminho por entre as várias missões e entidades que escolheram acolher-nos e em setembro arrancaremos com uma nova geração de voluntários. Que caminho bonito, este.

Um obrigada à Associação das Escolas do Torne e do Prado, ao Parque Biológico de Gaia e à Câmara Municipal de Gaia por nos terem aberto portas e janelas para atividades de encher coração.

__

O VolunTalento é um projeto financiado pela Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto (POISE), tendo como investidor social o Município de Vila Nova de Gaia. Trata-se de um programa intensivo e experimental de Voluntariado Inclusivo que visa melhorar o acesso ao exercício do voluntariado às pessoas maiores de 18 anos com incapacidade ou deficiência (física ou mental) leve a moderada. Encontra-se integrado no Centro de Inclusão Social do Magarão, em Avintes, e conta com o apoio da EMVIO – Estratégia Municipal de Voluntariado Inteligente e Organizado de Vila Nova de Gaia.

Este projeto, promovido pela Pista Mágica – Voluntariado & Inovação, insere-se no eixo da Fábrica de Voluntariado, destinado à operacionalização de programas de voluntariado.

Siga-nos AQUI