CDI Portugal
1ª Edição Prémios Carlos Fiolhais: reconhecer, inspirar e transformar
No dia 28 de maio, o Centro de Inovação Carlos Fiolhais (CICF), na Maia, celebrou a 1ª Edição dos Prémios Carlos Fiolhais – um evento que reuniu jovens, professores dos 7 agrupamentos escolares da Maia, parceiros, comunidade e presenças institucionais de destaque: Professor e Comunicador de Ciência, Carlos Fiolhais; Secretária de Estado Adjunta e da Juventude e da Igualdade, Carla Rodrigues; Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago; Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, Emília Santos e João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal.
Parceiros como a Synopsys, StemPura e Lenovo marcaram presença assim também como a equipa de Júri que avaliou os trabalhos dos desafios lançados à comunidade, com Marcelo Cruz (Google), Sara Pina Coelho (Kyndryl) e Manuel Oliveira (TecMaia). Ao longo da tarde, existiu uma exposição viva que percorreu os 7 universos do CICF - rádio (Universo Voice), robótica e inteligência artificial (Universo Bot), impressão 3D e sustentabilidade, Fórmula 1 in schools (Universo Make), gaming (Universo Play), código e ESA project (Universo Code) e os desafios lançados à comunidade, onde exploraram o micro:bit e o pixel 3D (Universo Green).
Foram premiadas 5 categorias: O Prémio Escola foi atribuído à Escola Gonçalo Mendes da Maia, em reconhecimento pelo seu envolvimento e participação no CICF; A Professora Manuela Silva, de Biologia e Geologia, foi distinguida com o Prémio Professor pelo seu papel na aproximação dos alunos à tecnologia como ferramenta de criatividade e conhecimento; O Prémio Aluno Digger reconheceu Kevin Bergonsi, de 12 anos, da Escola Gonçalo Mendes da Maia, como exemplo do espírito “digger” - curioso, persistente e comprometido com a aprendizagem e evolução continua; Joaquim Alves e Sebastião Silva, de 17 anos, da Escola Dr. Vieira de Carvalho, venceram o Prémio Comunidade com o “BETO - Assistente de Estudo” - uma solução criativa em micro:bit que demonstra como a tecnologia pode responder a necessidades reais do quotidiano escolar; O Prémio Público - votação realizada por todos os que passaram pelo CICF neste dia – foi atribuído a Rafaela Carmo, de 17 anos, pelo projeto “Sem as abelhas não sobrevivemos”, um GIF animado 3D que cruza tecnologia, arte digital e consciência ambiental. Para além disso, foi ainda atribuída a Menção Especial Carlos Fiolhais aos 7 Universos do CICF – Code, Bot, Play, Make, Green, Voice e Link.
A comunidade uniu-se para inspirar, transformar e crescer – e porque as grandes celebrações pedem grande energia, um MultiDj foi o fecho perfeito desta 1ª Edição dos Prémios Carlos Fiolhais. “Uma aposta certeira”, disse João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, destacando a paridade de género dos participantes como “um indicador raro nestas áreas tecnológicas”.