Notícia

APPACDM do Porto - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

Seminário “Pessoas com Deficiência em Portugal: Uma perspetiva baseada em direitos.”

análise e discussão sobre acolhimento institucional de pessoas com deficiência

Decorreu em Lisboa, no passado dia 15 de janeiro, o “Seminário Pessoas com Deficiência em Portugal: Uma perspetiva baseada em direitos". Tratou-se de uma iniciativa do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social em cooperação com a Comissão Europeia, com organização do ISS em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P..

A sessão contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, SE da Inclusão, e do Vogal do Conselho Diretivo do ISS, Henrique Joaquim, na sessão de abertura, e de Catarina Marcelino, Vice-Presidente, que falou sobre os “Serviços e cuidados centrados na pessoa: direitos das pessoas com deficiência".

O seminário visou oferecer um espaço de análise e discussão sobre formas como o acolhimento institucional de pessoas com deficiência se organiza atualmente em Portugal, numa perspetiva sobre os direitos e liberdades fundamentais, e em articulação com a promoção da desinstitucionalização e transição para cuidados na comunidade.

A APPACDM do Porto esteve presente, juntamente com a CERCINA e a CERCIPOM no painel "Desafios em contexto institucional em face às respostas sociais existentes - apresentação de exemplos de sucesso e boas práticas"

Siga-nos AQUI