APPACDM do Porto - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental
Presentemente presta serviços a 410 pessoas, através de acordos de cooperação com a Segurança Social nas valências de Intervenção Precoce, Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade e do projeto Modelo de Apoio à Vida Independente.
- NIPC 504646842
- Banco BPI
- IBAN PT50-0010-0000-4384-1480-0012-0
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Associação
-
- Apoiar e Capacitar Pessoas com Deficiência Intelectual ou Incapacidade para que conquistem uma melhor Qualidade de Vida.
-
- Autodeterminação
Respeito
Valorização
Cooperação
Rigor
Confiança
- Autodeterminação
-
- 2000
-
- dezembro de 1969
-
- Nº Associados
- 487
-
- Acção Social;
-
- Pessoas com deficiência; Crianças;
-
- Acolhimento Temporário; Actividades Ocupacionais; Atendimento Social e Psicológico; Centro Terapêutico; Educação Especial; Hidroterapia; Hipoterapia; Intervenção Precoce; Lar Residêncial; Acolhimento Permanente; Campo de Férias; Outra;
CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
O CACI destina -se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional, ou ainda que se encontrem em processo de inclusão socioprofissional, designadamente entre experiências laborais. Existem 4 CACI na APPACDM do Porto:
Centro Dr. Rui Abrunhosa
Centro D. Maria Isabel Brito e Cunha
Centro das Antas
Centro Engº Duarte Couto (Monte Alegre)
Atualmente a APPACDM do Porto apoia nos seus 4 CACI 165 pessoas com deficiência intelectual e multideficiência.
Equipa Técnica:
Psicólogos
Técnicas de Serviço Social
Terapeutas Ocupacionais
Psicomotricistas
Fisioterapeutas
Educadores Sociais
Monitores
Ajudantes de Estabelecimento de Apoio a Pessoas com Deficiência (AEAPD)
Trabalhadores Auxiliares de Serviços Gerais
Motoristas
Lar Residencial
Os Lares Residenciais são unidades destinadas ao acolhimento permanente ou temporário de pessoas com deficiência/incapacidade intelectual, a partir dos 16 anos, que se encontrem impedidas de residir no meio familiar, contribuindo para o seu bem-estar e melhoria da qualidade de vida. São objetivos dos Lares Residenciais:
a. Disponibilizar apoio residencial permanente ou temporário a jovens e adultos com deficiência intelectual;
b. Garantir condições de bem-estar e qualidade de vida ajustadas às necessidades dos clientes;
c. Promover estratégias de reforço da autoestima, autonomia pessoal e social dos clientes;
d. Privilegiar a interação com a família e com a comunidade, no sentido da integração social dos clientes.
Nos nossos 4 Lares Residenciais apoiamos 50 pessoas em acolhimento permanente. Existem 3 vagas para acolhimento temporário.
Psicóloga
Técnicos de Serviço Social
Psicomotricista
Educadores Sociais
Animadores Culturais
Monitores
Ajudantes de Ação Direta
Trabalhadores Auxiliares de Serviços Gerais
Intervenção Precoce - Equipas Locais de Intervenção
A Unidade de Intervenção Precoce, integrada na Equipa Local de Intervenção Porto Ocidental 1 e 2 do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), destina-se a crianças dos 0 aos 6 anos com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias. Este apoio é garantido em Jardim de Infância, Creche, ama, domicílio, Centro de Saúde ou APPACDM do Porto.
106 crianças.
Psicóloga
Técnica de Serviço Social
Terapeutas Ocupacionais
Terapeuta da Fala
Fisioterapeuta
CAARPD - Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade
O Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade (CAARPD) é um serviço especializado, que assegura o atendimento, acompanhamento e o processo de reabilitação social a pessoas com deficiência e incapacidade intelectual e disponibiliza serviços de capacitação e suporte às suas famílias ou cuidadores informais. Atividades disponíveis: Atendimento e Acompanhamento Social, Hipoterapia, Hidroterapia, Música, Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicomotricidade, Integração Sensorial, Psicologia, Apoio jurídico e Serviço Social.
O CAARPD funciona no Centro de Reabilitação e Bem-estar, situado no edificío Rui Abrunhosa.
50.
Técnica de Serviço Social
Psicóloga
Terapeuta Ocupacional
Terapeuta da Fala
Educador Social
CAVI -Centro de Apoio à Vida Independente
A APPACDM do Porto pretende criar complementaridade entre o suporte institucional que presta e o apoio à Vida Independente com a sua participação no projeto-piloto nacional MAVI para a implementação desse paradigma. A missão do Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da APPACDM do Porto é promover a autodeterminação das pessoas com deficiência intelectual e incapacidade, assim como a sua liberdade e autonomia como pressupostos fundamentais da plena inclusão e da efetiva participação em todos os contextos de vida, disponibilizando um serviço de assistência pessoal à pessoa com deficiência intelectual ou incapacidade, para a realização de atividades que esta não possa realizar por si própria.
35.
Psicólogo
Assitente Social
Gestora
Assistentes Pessoais
Centro de Reabilitação e Bem-Estar (CeRBE)
O Centro de Reabilitação e Bem-estar da APPACDM do Porto, visa apoiar pessoas com deficiência intelectual, incapacidade, atraso global ou perturbações do desenvolvimento, que dele possam beneficiar para bem da sua qualidade de vida, saúde e bem-estar, estando os seus equipamentos e serviços preparados para múltiplas intervenções terapêuticas e de aconselhamento. Todos os anos, no mês de julho, a equipa do CeRBE promove Campos de Férias inclusivos para crianças.
O Cantinho - Loja Social da APPACDM do Porto
O Cantinho – Loja Social da APPACDM do Porto é um projeto que visa promover os trabalhos desenvolvidos nas oficinas dos CACI, pelas pessoas apoiadas, através da venda online ou em loja itinerante, dando a conhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e contribuindo para a sustentabilidade da instituição.
APPInclui
Projeto que visa promover a inclusão laboral de pessoas com deficiência intelectual. A equipa técnica capacita as pessoas para integração no mercado de trabalho, acompanha em todo o processo de recrutamento e apoia na integração. É dado acompanhamento e formação à entidade acolhedora/empregadora sempre que solicitado.
-
- Técnicos Internos
-
-
- 6
-
- 6
-
- 14
-
- 18
-
- 3
-
-
- 122
-
- 9
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 2
-
- 0
-
- 0
-
-
- 1
-
- 0
Apoio jurídico | 2 | 200 |
-
- Pessoas Coletivas
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
-
- 487
Associação das Ludotecas | Atividades conjuntas no território de Aldoar |
Instituto Superior da Saúde Jean Piaget | Acolhimento e acompanhamento de estágios curriculares |
Instituto Superior de Educação - Politécnico do Porto | Acolhimento e acompanhamento de estágios curriculares |
Lipor | gestão partilhada da Horta do Britinho, no âmbito do projeto Horta à Porta - Hortas Urbanas Biológicas da Região do Porto |
Restaurante Suribachi | Entidade acolhedora de Atividades Socialmente Úteis |
Onda Pura | Atividades de Surf adaptado |
Race for Good | Angariação de Fundos - comunicação |
Sem informação disponível