Notícia

Orquestra de Câmara Portuguesa - Associação Musical

Consciência Corporal

Sessões para Prática Musical mais Saudável e Expressiva

Durante o Encontro da Orquestra de Câmara Portuguesa e da Jovem Orquestra Portuguesa foram dinamizadas três sessões de Consciência Corporal, orientadas pela convidada Diana Vieira.

 

As tertúlias desenvolveram-se em três momentos distintos:

1.ª sessão – “Respirar onde dói”

2.ª sessão – “Aguentar sem prender”

3.ª sessão – “Disponível para tocar”

 

Cada sessão promoveu uma escuta atenta do corpo, contribuindo para uma prática musical mais consciente, saudável e expressiva.

 

Estas sessões, que acompanham todos os projetos artísticos da Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical, partem da relação absoluta e inequívoca entre o corpo e o instrumento musical. Em cada encontro da JOP, os jovens músicos são convidados a aprofundar a perceção integral do próprio corpo, explorando a sua disponibilidade física, a respiração e a consciência do gesto musical em relação ao instrumento.

 

A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) é a orquestra nacional de jovens, embaixadora do talento de Portugal na Europa e no Mundo. Representa Portugal na European Federation of National Youth Orchestras (EFNYO) e é parceira criativa da Fundação Dudamel. Nasceu em 2010, sob direção artística do Maestro Pedro Carneiro.

 

Fotografias de Rafaela Vieira/OCP

 

#jovemorquestraportuguesa #orquestradecamaraportuguesa #dgartes #efnyo #oeiras #portugal #music #orchestra

 

Siga-nos aqui.