Associação de Doentes com Lúpus
Resultados do Estudo TRANSform
Investigação Nacional para Caracterizar o Padrão de Utilização de Corticosteroides
Já são conhecidos os resultados do estudo TRANSform, uma investigação de âmbito nacional que teve como objetivo caracterizar o padrão de utilização de medicamentos corticosteroides em pessoas que vivem com Lúpus Eritematoso Sistémico em Portugal.
Neste retrato nacional realizado em 176 farmácias comunitárias, mais de metade dos doentes portugueses com LES encontrava-se a utilizar corticosteroides orais (56,9%), sendo frequente o uso prolongado, com 87,9% dos utilizadores a reportar tratamento por ≥3 meses.
A maioria mantinha esquemas de dose fixa (58,9%), e cerca de um terço destes excedia a dose de manutenção recomendada (≤5 mg/dia de prednisona ou equivalente), de acordo com as orientações EULAR/ACR.
A população estudada apresentou elevadas comorbilidades, cardiometabólicas e vasculares, nomeadamente hipertensão arterial e hipercolesterolemia, bem como doenças cutâneas, associadas a uma elevada prevalência de excesso de peso ou obesidade.
Este perfil é consistente com fatores de risco conhecidos no LES e poderá ser agravado pela exposição prolongada a corticosteroides, reforçando a necessidade de considerar estratégias terapêuticas poupadoras de corticosteroides sempre que clinicamente adequado.
Saiba mais em lupus.pt
Siga-nos aqui.