Notícia

CADIn - Neurodesenvolvimento e Inclusão

Dispraxia: A minha criança é desajeitada.

Formação Online

Data de Início:

Data de Fim:

URL Externo


É frequente observar crianças com dificuldades...

➔ «em apanhar e atirar uma bola, parece que a bola escorrega das mãos»,
➔ «dar um chuto na bola, parece desajeitada a correr e a saltar»
➔ «em articular certos sons, sílabas ou palavras»
➔ «a aprender a andar de bicicleta, não consegue pedalar ou está com dificuldades em tirar as rodinhas»
➔ «em realizar tarefas funcionais como assoar o nariz, soprar ou sugar com uma palhinha»
➔ «em atividades de cortar, colorir e escrever, faz à pressa e não mostra interesse em treinar.»

Uma criança com estas características pode ser compatível com dificuldades na práxis. A práxis é o processo cerebral inato pelo qual transformamos ideias em ações motoras. Implica três fases: ideação; planeamento motor; execução.
Quando uma destas fases fica alterada por fatores genéticos, ambientais, sensoriais e/ou motores podemos suspeitar de uma dispraxia verbal ou motora dependendo das áreas afetadas. Estas crianças demonstram um desenvolvimento motor abaixo do expectável para a sua idade cronológica.