Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Cidadania e Direitos Humanos

conheça esta área de trabalho da Oikos

A Oikos apoia lideranças sociais, organizações civis e meios de comunicação comunitários que promovem os direitos humanos, independentemente de crenças, género, orientação sexual, condição económica ou física. Acreditamos que a nossa ação no terreno deve ser acompanhada por sensibilização e educação crítica, especialmente nas escolas e junto dos jovens. O nosso trabalho procura inspirar políticas públicas e respostas de mercado que ampliem o impacto social dos nossos projetos.

Quais os problemas?

➡️ Diariamente, milhões de pessoas por todo o mundo são discriminadas e vêm os seus direitos violados.

➡️ A sociedade civil tem um papel preponderante na defesa dos direitos humanos dos grupos mais vulneráveis. Porém, a liberdade de associação e participação, o espaço cívico e a defesa dos direitos humanos e do ambiente, tem vindo a ser crescentemente ameaçado num número crescente de países, seja por ação de poderes políticos autocráticos, seja por parte de corporações privadas, nomeadamente no âmbito das indústrias extrativas.

➡️ A participação dos jovens na definição das políticas que os afetam, o direito à identidade própria, ou a defesa dos valores e recursos naturais, são cada vez mais limitados em países do Sul e do Norte.

➡️ A expropriação ilegal de terras aos camponeses e povos indígenas, a violência contra jovens, mulheres e população LGBTIQA+, o assassinato de defensores/as do ambiente, jornalistas e trabalhadores humanitários torna-se uma ameaça cada vez mais presente.

Quais as soluções em que a Oikos trabalha?

📕 Educação

Espaço cívico e direitos humanos

🤝 Cultura e comunidades

Diariamente a Oikos trabalha para que o “Direito à identidade própria” e o “Direito à participação, cidadania política e social” sejam garantidos, independentemente da região e da circunstância.

Siga-nos AQUI