Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Colômbia

Projeto Junt@s

A Colômbia é o país onde a representação da Oikos é mais recente, mas têm sido anos intensos de esforço e dedicação com resultados muito positivos!

A equipa da Colômbia tem-se focado em prestar assistência técnica a jovens empreendedores e produtores em várias áreas e vertentes, tais como: fortalecimento organizacional, segurança e saúde no trabalho, gestão de relações interpessoais e conflitos organizacionais, criação e acompanhamento de comités de compras, planos de investimento e custos, realização de visitas práticas no processamento e transformação de alimentos e produtos.

Em 2023, as conquistas mais significativas observaram-se na formação técnica, onde se concluiu a etapa teórica ao mesmo tempo que se deu início à etapa prática produtiva com 6 cursos sobre design de marca, imagem, packaging, redes sociais e materiais de comunicação, e com a entrega de materiais e insumos às primeiras associações a implementarem a sua iniciativa económica produtiva no território.

Nos últimos meses, foi também criado um jornal comunitário escrito pelos jovens empreendedores, e dirigido a todas as famílias das comunidades. Esta co-criação tem sido motivo de orgulho de muitos, criando-se um forte elo de envolvimento com os jovens, as suas comunidades e os restantes territórios onde a Oikos está presente.

Todos os dias, a equipa da Oikos Colômbia se espalha por vários locais de Nariño de forma a promover um desenvolvimento social, económico e ambientalmente sustentável, que permita aos jovens melhorar os seus empreendimentos, afastando-se de formas de rendimento ilícitas e criando oportunidades de trabalho e integração social!

O projeto Junt@s, desenvolve algumas atividades em parceria com o SENA Nariño e é financiado pela European Commission e Camões, I.P.

 @Oikos.colombia

Siga-nos AQUI