Notícia

VOARTE

"A Morte do Cinema"

Dia 24 de janeiro às 21h, no Centro de Artes de Águeda

Data de Início:

Data de Fim:


A Morte do Cinema regressa aos ecrãs - documentário de Pedro Sena Nunes em Águeda.

Projecto apoiado financeiramente pelo ICAM - Instituto do Cinema Audiovisual e Multimédia e Ministério da Cultura, com a produção Associação Meridional de Cultura (atual Teatro Meridional) e com o apoio da Vo'Arte.

No próximo dia 24 de Janeiro às 21h, o Centro de Artes de Águeda em parceria com a Câmara Municipal de Águeda apresenta o documentário que expõe a sala clandestina criada pelo projecionista Álvaro Dias, em Aveiro, durante a ditadura.

No trimestre em que o cinema como arte vai estar em destaque em Águeda o filme “A Morte do Cinema”, de Pedro Sena Nunes juntamente com o filme “Morada” de Eva Ângelo serão exibidos numa sessão seguida de conversa com os realizadores e Tiago Santos (Festival Caminhos Cinema Português). Um ciclo que decorre de uma parceria entre o Centro de Artes de Águeda e o CineClubBairrada.

Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou o sistema de leitura fotosonora. Através das suas “máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos. Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes “apimentados” e “para senhoras”. Que imagens se projectam hoje no seu ecrã?

Veja o trailer AQUI

IDEIA ORIGINAL . REALIZAÇÃO . IMAGEM . PRODUÇÃO  Pedro Sena Nunes 

SOM  Emídio Buchinho  MONTAGEM  Micael EspinhA

EDIÇÃO DE IMAGEM  sub.filmes  GENÉRICO  João Pelica e Sérgio Aragão

EDIÇÃO E MISTURA DE SOM  Cantinho da Música e Nuno Rosário

ONLINE  PelicaFilmes  LABORATÓRIO  Tobis Portuguesa

ÉTALONNAGE  Dora Madeira  TRANSFER DA PELÍCULA Sérgio Aragão

MISTURA DOLBY SR  Videocine e Tiago Matos  FOTOSONORO  Madrid Filmes

DESIGN GRÁFICO  A. Roque  WEB DESIGNER  Nelson Deicado

TRADUÇÃO  Paola Guardini e Peter Taylor  COLABORAÇÃO  Vo’Arte e Tiago Afonso Sena