Notícia

Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo

“Fotografar no Alto Minho - Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”

Biblioteca Municipal de Valença - exposição itinerante

A Biblioteca Municipal de Valença recebe a exposição itinerante de fotografia “Fotografar no Alto Minho - Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”.

Esta exposição apresenta um conjunto de trabalhos desenvolvidos por pessoas com deficiência motora do Alto Minho que nos últimos meses participaram num workshop de fotografia.

O workshop foi desenvolvido pela Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e teve por temática central de abordagem a utilização da imagem fotográfica, como elemento de expressão dos sentimentos das pessoas com deficiência motora e os seus direitos.

Através da dinamização de práticas artísticas e culturais, pretendeu-se a aquisição de capacidades que contribuíssem para uma maior integração destas pessoas.

Pretende-se, também, a sensibilização da comunidade para os direitos das pessoas com deficiência, nomeadamente a participação e inclusão plena e efetiva na sociedade no respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana. Também se pretendeu uma maior visibilidade das capacidades das pessoas com deficiência através das expressões artísticas e culturais, contribuindo assim para a sua inclusão plena na sociedade.

Esta exposição vai percorrer todos os concelhos do Alto Minho durante um ano, entre maio de 2023 e fevereiro de 2024.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a CIM Alto Minho, a Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e a Associação Ao Norte, responsável pela produção da exposição.

Siga-nos AQUI