Diretório

Associação de Lares Familiares para Crianças Jovens - Novo Futuro

A Associação de Lares Familiares para Crianças e Jovens Novo Futuro, IPSS fundada em Portugal em 1996, tem como missão o acolhimento em pequenos lares familiares de crianças e jovens em risco social, privados de um ambiente familiar seguro, com histórias marcadas pela exposição involuntária a situações de abuso, negligência e maus-tratos físicos e psicológicos, privilegiando-se o acolhimento de grupos de irmãos.
Residem nos actuais 8 Lares da Novo Futuro, 73 Crianças/Jovens, com idades compreendidas entre os 4 e os 21 anos, acompanhados e orientados por uma equipa técnica e educativa especializada.
A Novo Futuro já acolheu até hoje, 216 crianças/jovens em risco, das quais 143 validam os resultados que têm sido alcançados com este modelo, dado seguirem positivamente os seus projetos de vida integrados na família de origem, em famílias adoptivas ou em autonomia plena. A média de permanência das crianças e jovens nos Lares é de cerca 5 anos, não concebendo a Associação a maioridade como limite para apoiar os jovens, dada a importância de uma saída segura e com condições reais de lhes proporcionar sucesso.
O desenvolvimento e manutenção de um modelo especializado de acolhimento de crianças e jovens como o nosso, apresenta um impacto positivo na sociedade porque aumenta substancialmente a taxa de inclusão social destes jovens, mas é um desafio permanente que não dá tréguas. Temos vindo inclusive a potenciar o nosso modelo de intervenção através da inclusão de novos projectos, tais como o Famílias + e o Transição +, que visam por um lado uma forte aposta no trabalho especializado de recapacitação das competências parentais das famílias das crianças acolhidas, visando a concretização de reintegrações familiares, assim como o apoio da Associação pelo período de 6 meses a 1 ano aos jovens que saiam com projectos de vida de autonomia, de forma a potenciar a inclusão social destes, para quem o momento de saída traz inúmeras ansiedades.
   
Av. Dos Bombeiros Voluntários de Alges, nº 42 S/L Fracção D Algés
1495-020 Oeiras Lisboa
  • NIPC 503793248
  • Banco Banco Santander Totta SA
  • IBAN PT50-0018-0003-4219-7020-0206-3
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Associação
  • 1996
  • novembro de 1996
  • Acção Social; Educação; Voluntariado;
  • Crianças; Jovens;
  • Acolhimento Temporário; Lar crianças em Risco;

Sem informação disponível

Sem informação disponível

Sem informação disponível

Sem informação disponível