Associação Vale de Acór
- NIPC 503079677
- Banco MillenniumBCP
- IBAN PT50-0033-0000-0011-6597-0080-5
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Associação
-
- A nossa Missão é intervir com competência e pertinência junto de pessoas dependentes de drogas e álcool, eventualmente com outras patologias associadas, oferecendo-lhes comunidade e (re)educando-as no encontro com a sua humanidade.
-
- Pertença à Igreja Catolica – como origem dos nossos valores, e antes de todos os valores, está a experiência que fazemos de Cristo.
Gratuidade – encaramos o trabalho que fazemos como missão e dádiva, como um serviço de uma pessoa que se dá a outras pessoas.
Caridade - recebemos as pessoa que necessitem dos nossos serviços para além da sua circunstância.
Respeito – vamos ao encontro da individualidade de cada um, mesmo que para isso seja necessário adaptar o nosso modelo de funcionamento.
Trabalho em Equipa – temos uma equipa multidisciplinar que intervém com unidade e competência, e damos particular atenção à sua formação continua.
Rigor na Gestão dos Recursos - os nossos recursos financeiros e materiais provêm de comparticipações do Estado e de donativos de empresas e particulares, sendo geridos com total transparência e responsabilidade.
- Pertença à Igreja Catolica – como origem dos nossos valores, e antes de todos os valores, está a experiência que fazemos de Cristo.
-
- 1993
-
- março de 1993
-
- Acção Social; Saúde;
-
- Tóxicodependentes;
-
- Atendimento Social e Psicológico; Centro Terapêutico; Equipas de Rua; Acolhimento Permanente;
-
- Presidente da Assembleia Geral
- Luis Cabaço Martins
-
- Presidente da Direcção
- Pe. Joaquim Pedro Quintela
-
- Presidente do Concelho Fiscal
- Manuel Coutinho Pereira
Equipa de Intervenção Directa
Vai ao encontro dos toxicodependentes que por si próprios já não têm capacidade de pedir ajuda, procurando estabelecer a sua ligação com a rede de apoio existente, desenvolvendo paralelamente um processo de motivação e encaminhamento para o rastreio de saúde e tratamento.
Desloca-se formalmente aos Hospitais, Estabelecimentos Prisionais, Centros Paroquiais, ET´s e, informalmente, aos locais de consumo ou a algum outro lugar que lhe tenha sido assinalado como precisando de ser visitado.
Tem ainda um protocolo estabelecido com o Centro Regional da Segurança Social de Almada, realizando o acompanhamento de casos no âmbito do RS e Acção Social, encaminhamento para tratamento e grupos de apoio e auto-ajuda.
..
.
Sector de Primeiras Entrevistas
Realiza com o toxicodependente um trabalho de motivação, com vista à entrada na Comunidade Terapêutica. Paralelamente é tratado todo o processo de entrada, nomeadamente os requisitos médicos, encaminhamento para as Equipas de Tratamento respectivas e a articulação com a rede de apoio existente.
..
.
Comunidade Terapêutica
É a 1ª fase do programa. É uma comunidade mista, hierárquica, com uma média mensal de 80 residentes, com duração média de 12 meses. Trabalha-se a vida de relação, a história pessoal e a área emocional. A intervenção realiza-se através de acompanhamento individual, grupos de auto-ajuda, seminários formativos, grupos de expressão de sentimentos: terapia pela arte, dramatizações, bonding, acompanhamento familiar paralelo, grupos de prevenção de recaída.
A C.T. acompanha também pessoas com problemas de abuso e dependência de álcool, num programa com duração média de 6 meses e ainda recebe num Programa devidamente adaptado, pessoas toxicodependentes com duplo diagnóstico (doença mental concomitante).
Esta licenciada pela SICAD e tem 77 camas protocoladas
..
.
Reinserção Social
Continuação do processo de crescimento pessoal no sentido de uma menor protecção e um maior contacto com o exterior;
• Levar à plena inserção no mercado de trabalho, familiar e social;
• Verificação e reforço de autonomia do indivíduo e sua inserção no ambiente social, cultural, laboral e familiar;
• Consolidação de um estilo de vida.
A Casa de Reinserção tem 16 camas protocoladas pelo Centro Regional de Segurança Social.
..
.
Rémora Oficinas do Sabor
A Rémora Oficinas do Sabor é uma empresa social pertencente à Associação Vale de Acór que desenvolve projetos economicamente rentáveis - entre os quais se destacam o serviço de Catering, uma pequena exploração agrícola (na configuração de horta tradicional) e uma Geladaria, em parceria com a Cooperativa Giotto de Pádua, Itália.
Foi criada com um duplo objectivo:
• Integrar profissionalmente residentes que fizeram o programa terapêutico-educativo, nomeadamente aqueles que tenham maiores dificuldades de autonomia;
• Garantir a sustentabilidade das actividades desenvolvidas pela Associação
Actividade Vale Benjamin é um campo de férias em Agosto, organizado pelo Vale de Acór desde 2003. Recebemos cerca de 100 crianças dos 3 -12 anos: Filhos dos residentes da nossa C.T.; Crianças que vivem na Casa das Missionárias da Caridade de Setúbal, incluindo deficientes profundos; Filhos de reclusos do E.Prisional de Setúbal; Crianças em risco, sinalizadas pela Segurança Social de Almada. A equipa é composta por terapeutas, residentes da Comunidade Terapêutica e ainda muitos voluntários.
-
- Técnicos Internos
-
-
- 2
-
- 6
-
- 18
-
- 3
-
- 10
-
-
- 0
-
- 4
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 3
-
- 0
-
- 0
-
-
- 0
-
- 0
Apoio à Comunidade Terapêutica | 32 | 1 |
Equass Assurance | O EQUASS tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento do setor dos serviços sociais, promovendo o compromisso dos prestadores de serviços com a qualidade e a melhoria contínua, constituindo-se como um instrumento de garantia da qualidade |
Presidência da Republica | Condecoração pelo Presidente da República como Membro Honorário da Ordem do Mérito. |
C. M. Almada | Medalha de Ouro |
Fundação la Caixa | Prémio Bpi Solidário 2018 |
Fundação la Caixa | Prémio Bpi Solidário 2023 |
Fundação CEPSA | Prémio ao Valor Social |
Programa VINCI para a Cidadania | Programa VINCI para a Cidadania 2022 |
Entidade não tem ficheiros de Evolução Económica anexados.
Sem informação disponível