Notícia

Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina

Ilustrações de Nuno Saraiva

Exposição no Bartô

“As ilustrações de Nuno Saraiva estão em exposição no Bartô, numa descarada selecção de caras e corpos da velha Lisboa do Fado e do enfado.

Dos tempo da Mouraria dos rufias. A viela sombria da Rua do Capelão, as desgraçadas dos bairro castiços. As confusões. Os tocadores de guitarra que manejavam a navalha como poucos. As zaragatas dos amantes. A severa dos olhos negros, dois abismos cheios das vertigens do infinito. O Fado que desenha o amor em desespero e o desamor numa conquista. O marinheiro com o coração sempre no vento. O impudor das tabernas, os templos da pinguinha.

Tudo isto diluído numa selecção de ilustrações que Nuno Saraiva foi realizando para inúmeras Lisboas de hoje, como a Associação Renovar a Mouraria, Associação Amigos de São Cristóvão, EGEAC, Museu do Fado, Ginginha Sem Rival e Eduardino, Arquivo Fotográfico de Lisboa e os eventos Fado Redux.

Nuno Saraiva

Como Ilustrador Editorial colaborou praticamente toda a imprensa escrita portuguesa, com actual destaque para o Expresso, Observador, Público ou TimeOut. Com Júlio Pinto criou as séries em BD “Filosofia de Ponta”, “Arnaldo o Pós Cataléptico” e a “A Guarda Abília”. Nos últimos anos publicou com João Miguel Tavares “A Crise explicada às crianças” (Esfera dos Livros) com versão Grega (Patakis Publications); ilustrou o livro “Caríssimas 40 canções - Sérgio Godinho e as canções dos outros” (Abysmo); “Isto é um Assalto” com Francisco Louçã e Mariana Mortágua (Bertrand) e “Aníbal Milhais - o soldado Milhões”, texto de José Jorge Letria (Pato Lógico).

Desenhou as Festas de Lisboa que animaram arraiais desde 2014 até hoje. Participa na colecção “Sardinha by Bordallo” (Fábrica de Faiança Bordallo Pinheiro) com a sua “Sardinha do Golaço”, comemorativa do feito campeão da nossa selecção no Euro 2016.

O seu livro “Tudo isto é Fado!” (Museu do Fado), foi galardoado com o prémio “Melhor livro de BD 2016” (FIBDA). Venceu recentemente o concurso a Bolsas de Criação Literária 2017, (na modalidade BD - 6 Meses) por despacho do Ministro da Cultura e homologado pelo Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. É actualmente docente na escola de artes e comunicação Ar.Co e cartunista no Inimigo Público todas as sextas.”