Notícia

Cercizimbra

Encontro Reflexão do Projeto Sesimbra Inclui

No âmbito do projeto Sesimbra.INCLUI, promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra.

O Centro de Animação para a Infância divulga...

Encontro Reflexão do Projeto Sesimbra Inclui.

"O projeto Sesimbra.INCLUI, promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, surgiu com o intuito de consciencializar a comunidade para as dificuldades em termos de segurança e autonomia das pessoas com mobilidade reduzida.

Com o envolvimento ativo da Cercizimbra, o apoio da Associação Salvador e a orientação de Proteção Civil e Guarda Nacional Republicana do Concelho, foi possível proporcionar a alguns alunos de 9º e 10º anos a intensa experiência de se movimentarem no meio urbano, serviços públicos e estabelecimentos comerciais.

Durante três manhãs, as três turmas dos de Escolas Agrupamentos Michel Giacometti, Sampaio e Navegador Rodrigues Soromenho, acompanhadas dos seus professores e das demais entidades participantes, vivenciaram por simulação, as reais dificuldades que os cidadãos com limitações dessa natureza, enfrentam no seu dia-a-dia. Os alunos realizaram três peddy paper em locais diferentes do Concelho, onde foram desafiados a deslocar-se recorrendo a cadeiras de rodas, andarilhos, canadianas, vendas e talas.

A iniciativa culminou num Encontro-Reflexão realizado no passado dia 7 de Dezembro, no Cine Teatro João Mota, com a presença de todos os intervenientes e onde os jovens tiveram a oportunidade de apresentar as suas próprias reflexões e colocar pertinentes questões.

Ficaram também registadas algumas palavras que afloraram o pensamento destes jovens durante os percursos que efetuaram; “Consciência”, “Direitos Humanos”, “Injustiça”, “Choque”, “Igualdade”, “Civismo”, “Intolerância”…

Foi também anunciada pelas representantes da Associação Salvador a existência de uma aplicação para telemóvel, que permite aos cidadãos saberem quais os Serviços/Estruturas mais acessíveis (estacionar, fazer uma refeição, ir à praia ou até ir a uma casa de banho, por exemplo).

A abertura ao diálogo e à acção por parte da Autarquia demonstrou-se total, sendo que este inovador projeto reforçou o compromisso que a mesma sempre procurou manter para com a “Diferença”, unindo forças com outros fundamentais agentes de mudança como a Cercizimbra e consciencializar, através de iniciativas como esta, a mais jovem população do Concelho.

Serão estes jovens os futuros arquitetos, os futuros legisladores, os futuros proprietários de restaurantes, … serão eles também a exercer o pleno direito de responsabilidade civil que lhes permitirá proporcionar aos cidadãos visados pelo Sesimbra.INCLUI o seu bem estar, segurança e o máximo de autonomia – Para que o maior obstáculo a ultrapassar deixe de ser a falta de civismo de quem se cruza com os seus co-cidadãos.

Entretanto fica a informação: quando avistarem afixados por semáforos, corrimões, rampas, os autocolantes criados para este evento, é porque a segurança dos cidadãos com mobilidade reduzida e/ou outra incapacidade física está garantida nesse local."