Prémio

Dote 2015 atribuído à APCL e à Fundação CEBI

Donativo anual atribuído - ex aequo - à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e à Fundação CEB

Este ano o donativo anual do Diretório Sector 3 é atribuído - ex aequo - à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e à Fundação CEBI, duas das mais prestigiadas instituições a operar em Portugal nas suas áreas de especialidade.

Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)

Condecorada pelo Presidente da República como Membro Honorário de Mérito em 2012, a APCL foi, no longínquo ano de 1960, a primeira associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência a ser criada em Portugal. Depois de nos primeiros anos ter funcionado em instalações precárias e provisórias, em 1965 a Fundação Calouste Gulbenkian financiou o projeto, a execução e o equipamento do primeiro Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (CRPCCG) existente no país, ainda hoje considerado um modelo – tanto em espaços como em funcionalidade - bem como a formação e especialização do pessoal técnico. A partir de 1974, a APCL sentiu a necessidade premente de descentralizar os apoios técnicos de reabilitação e alcançar uma maior e mais eficaz integração no ensino regular. Foi então que se começaram a criar os sucessivos Núcleos Regionais, primeiro no Porto e em Coimbra, mas depois, pouco a pouco, por todo o país: Beja (1981), Viseu (1982), Faro (1982), Vila Real (1983), Braga (1986), Évora (1991), Madeira (1992), Guimarães (1993), Alentejo Litoral (2000), Leiria (2002), Viana do Castelo (2004), e Castelo Branco (2006). O número de sócios de todos os Núcleos é superior a 15.000, sendo atendidas nos diversos equipamentos sociais mais de 5.000 pessoas. Entretanto, estes núcleos converteram-se em associações autónomas, integrando hoje uma federação nacional (FAPPC). Mas na região de Lisboa, a própria APCL, paralelamente, continuou a desenvolver-se, criando sempre novas respostas sociais à medida das necessidades, nomeadamente, a Escola de Ensino Especial (CRPCCG), o Centro de Atividades Ocupacionais (Espaço 7 Ofícios e CRPCCG, para os que deixavam as atividades escolares e não seguiam carreiras profissionais), o Centro de Formação Profissional (Espaço 7 Ofícios e CNB Costa), o Apoio Domiciliário (assistência e apoio às famílias, em especial as mais idosas), e os Lares Residenciais (Centro Belmar da Costa, Casa do Tejo e Casa do Saldanha).

Fundação CEBI

Os primórdios da Fundação CEBI remontam ao ano de 1968, quando um grupo de voluntários se organizou em torno da Paróquia de São Pedro de Alverca e realizou uma colónia de férias para crianças e jovens. Dado o sucesso desta ação e a constatação da necessidade, foi criado, nesse mesmo ano, o Jardim de Infância da Paróquia de S. Pedro de Alverca. É por volta de 1974 que José Álvaro Vidal surge como o líder natural para levar por diante uma tal obra que, anos mais tarde, viria a tornar-se num autêntico pilar de apoio a toda a comunidade de Alverca. Em 1982, o CEBI – Centro de Bem Estar Infantil de Alverca (IPSS) tendo por objetivo contribuir para a promoção e auxílio da população da Freguesia de Alverca, passa de uma intervenção de natureza exclusivamente socioeducativa, para uma intervenção mais ampla, de âmbito comunitário. Na década de oitenta a Instituição passou a ter Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, como resposta social no apoio a idosos. Foi ainda criado nessa época um Serviço de Fisioterapia acessível à população da região, alargando a intervenção aos domínios da saúde. Em 1990, numa perspetiva de educação integrada, global e contínua, deu-se início às atividades do Externato, na altura lecionando apenas o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico – hoje frequentam o Colégio José Álvaro Vidal mais de 1.500 crianças, desde a Creche até ao 9º ano de escolaridade. Logo no ano seguinte, é inaugurado o Lar de Idosos. Em 1995, a CEBI foi constituída como Fundação. Nesse mesmo ano, é criado o Centro de Emergência Social, uma unidade de acolhimento temporário de crianças em risco de ambos os sexos, com idade até aos 12 anos, vítimas de violência ou abandono. Em 2002 é inaugurado o Centro de Recursos da Ericeira, oferecendo respostas sociais nas áreas da educação e ação social. Em 2006, a Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Fundação CEBI é uma das primeiras clínicas do país a obter a certificação de qualidade Norma Portuguesa EN ISO 9001:2000. Em 2009, O Projeto Educativo Global, do Colégio José Álvaro Vidal da Fundação, foi distinguido com o prestigiado Prémio Gulbenkian Educação.

São estas enormes Obras Sociais - ambas fiéis aderentes ao Diretório Sector 3 desde a primeira hora - que homenageamos mediante atribuição do nosso Dote 2015, no montante simbólico e unitário de 1.500 euros.

Dois casos de excelência na Inovação e no Empreendedorismo Social de há 50 anos atrás.