Prémio

Dote IPSS 2013 atribuído à Pais em Rede

A Pais em Rede é a eleita deste ano, em parceria com a Fundação PT, com um dote de 5 mil euros

A Pais em Rede é um movimento cívico de âmbito nacional, congregador de famílias de pessoas com incapacidades, empenhadas em mobilizar toda a sociedade para uma causa comum: construir um mundo onde os deficientes sejam olhados como pessoas em toda a sua plenitude e o papel das suas famílias valorizado.

À partida, nenhuma família a quem nasça um filho com deficiência está preparada para desempenhar o difícil papel de educar esta criança, que sabe estar marcada pela dificuldade em integrar-se na sociedade, com um projeto de vida pessoal.

Apesar das instituições de solidariedade darem um apoio sem dúvida importante a este respeito; não obstante os modelos de intervenção precoce e do ensino especial cumprirem um papel relevante nas escolas; para a associação Pais em Rede, o fundamental está ainda por se conseguir: fortalecer verdadeiramente a função parental no processo de integração social dos filhos.

De acordo com esta inovadora abordagem da Pais em Rede, disruptiva em relação às soluções de institucionalização tradicionais, essa busca da plenitude da pessoa com deficiência na comunidade passa, sobretudo, por um maior envolvimento dos próprios “pais especiais” nesse esforço de integração social dos seus filhos. Embora o objectivo último seja que tal esforço se torne colectivo, progressivamente mais abrangente, cada vez mais participado por todos na sociedade, segundo a associação Pais em Rede, para se chegar a tanto, o grande desafio é começar por se conseguir uma implicação particular, mais directa e mais capaz, das próprias “famílias especiais”. E é precisamente este espantoso trabalho de fundo, nuclear, focado na essência da questão, que a Pais em Rede está a desenvolver junto de um número crescente de comunidades de norte a sul do país.

Com pouco mais de dois anos de atividade, a Pais em Rede já conta hoje com mais de vinte grupos de intervenção local, compostos por pais e profissionais que se debruçam sobre problemas e situações reais da vida das pessoas com deficiência. Esses grupos começam por ser de apoio emocional numa primeira fase, evoluindo depois para grupos de corresponsabilização parental, até que alguns pais acabem por receber formação para se tornarem pais prestadores de ajuda.

A Pais em Rede é a IPSS do Diretório Sector 3 premiada deste ano, eleita em parceria com a Fundação PT, com um Dote de 5 mil euros gentilmente reforçado pelo SAPO.

Tal como diz o slogan desta iniciativa, “um estímulo para enxotar as dificuldades do presente e agarrar os desafios do futuro”. Parabéns à Pais em Rede!