Notícia

Fundação Altice Portugal

SOLUÇÃO PIONEIRA PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL A SURDOS NAS LOJAS MEO

(12-12-2016)

A Fundação PT lançou uma solução de atendimento presencial para surdos nas lojas MEO.

É uma solução pioneira em Portugal no espaço de atendimento público e resulta da colaboração entre a Fundação PT e a Serviin. Numa fase de lançamento, a solução totalmente gratuita, é feita através do serviço de vídeo-interpretação Serviin, e é disponibilizada inicialmente em três pontos de venda MEO: Picoas (Lisboa), Oriente (Lisboa) e Boavista (Porto) facilitando assim a  comunicação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, através de videochamada, por telemóvel ou online.  

Estas 3 lojas, passam a contar com a presença de um profissional especializado, que intermedeia a relação entre o cliente surdo e o intérprete de Língua Gestual Portuguesa - LGP que se encontra do outro lado da linha.

“A disponibilização de soluções para pessoas com necessidades especiais reflete a aposta da PT na inclusão”, diz Paulo Neves, Presidente Executivo da PT, durante o lançamento do serviço na Loja MEO de Picoas, em Lisboa. “É mais um passo na nossa colaboração com a inclusão digital”, acrescenta.

“Comunicar, esta é a palavra chave”, admite a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, que esteve presente no lançamento. A solução potencia a LGP que “é a língua mãe destes cidadãos”, elogiando o trabalho da PT na Inclusão . Durante a sessão de lançamento, Ana Sofia Antunes expressou ainda o seu reconhecimento pela forma como o CEO da PT assumiu este compromisso social e em pouco tempo respondeu com duas iniciativas.

“É uma solução importante e que vem contribuir para uma maior acessibilidade”, admite Paulo Garcia, representante da Associação Portuguesa de Surdos e que agradeceu a preocupação da PT com a comunidade surda.

Através desta solução, os mais de 120 mil cidadãos surdos do país passam a contar com um estilo de atendimento inclusivo que capacita esta comunidade das condições necessárias para visitar as Lojas MEO e aceder às soluções do portefólio MEO, em todos os segmentos.

De notar que a rede de distribuição do MEO conta, ainda, com o Programa Aladim, através do qual são subsidiados todos os serviços de telecomunicações para pessoas com uma incapacidade superior ou igual a 60%. Em 2016, o Aladim passou a abranger também os serviços de TV (fibra, adsl ou satélite), estando previsto em todos os pacotes um desconto de 30% sobre o valor base de cada mensalidade. Todos os esclarecimentos, neste âmbito, podem ser recolhidos pelo 16200, nas próprias Lojas MEO e, ainda, no site MEO.

Graça Rebocho, directora da Fundação PT, destacou, além desta solução de atendimento, os  benefícios atribuídos através do Programa Aladim ”É que além do lançamento desta solução única no país, a rede de distribuição do MEO conta com o Programa Aladim, através do qual a Fundação PT subsidia os serviços de telecomunicações de pessoas com uma incapacidade superior ou igual a 60 %, sendo que,  em 2016, alargámos o subsídio aos serviços de televisão (fibra, adsl ou satélite), passando a estar disponível um desconto de 30 % em todos os pacotes MEO, sobre o valor base de cada mensalidade."

Este posicionamento da Fundação PT, que desta vez se propôs revolucionar o atendimento nas Lojas MEO e torná-lo cada vez mais inclusivo, continua a evidenciar ser um fator diferenciador na promoção da igualdade através de soluções tecnológicas de acessibilidade com as quais procura dar resposta adequada à comunidade com necessidades especiais.