Notícia

Fundação AFID Diferença

Cerimónia – 4.ª Edição do Prémio de Investigação Científica e de Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda

Distingue projetos de Investigação de excelência

Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e os apoios da Fundação Montepio, da Câmara Municipal da Amadora e Da Vinci, realizou-se no passado dia 17 de dezembro, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a cerimónia da 4.ª edição do Prémio de Investigação Científica e de Reabilitação Dr.ª Maria Lutegarda (2024/2025).

Na categoria de Investigador Individual, o Primeiro Prémio, na área da Psicologia Aplicada, foi atribuído ao trabalho intitulado “Causal Agency Trajectories in Self-Determined Adults with Disabilities: A Focus on Cerebral Palsy”, da autoria do Investigador Professor Doutor André Filipe Soares Oliveira. O prémio foi entregue pela Exma. Senhora Dra. Sónia Esperto, Presidente do Conselho Diretivo do INR – Instituto Nacional de Reabilitação, e pelo Exmo. Senhor Dr. Ricardo Faria, da Câmara Municipal da Amadora, com os pelouros da Educação, Área Social, Desenvolvimento e Intervenção Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Na categoria de Grupo de Investigadores, o Primeiro Prémio, na área dos Produtos de Apoio, foi atribuído ao projeto “HABIL – Identificação de dificuldades, treino e desenvolvimento dos pré-requisitos da leitura, escrita e matemática em crianças entre os 3 e os 6 anos, diagnosticadas com e sem Perturbações do Neurodesenvolvimento (PND)”, da autoria das Investigadoras Mestre Sara Alexandra de Almeida e Silva Jesus e da Professora Doutora Maria Isabel Gomes dos Santos.

O Prémio foi entregue pela Exma. Senhora Dra. Idália Serrão, Administradora Executiva do Conselho de Administração da Fundação Montepio, pelo Exmo. Senhor Dr. Francisco Murteira Nabo, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, e pelo Exmo. Senhor Dr. Domingos Rosa, Presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença e Presidente do Júri do Prémio.

As Menções Honrosas foram atribuídas aos seguintes trabalhos:

Na categoria de Investigador Individual, o projeto “Sala de Aula Inclusiva: Didática da Matemática para alunos cegos e normovisuais”, da autoria da Investigadora Pós-Doutorada Carlota Alexandra da Conceição Brazileiro, distinguido na área da Educação Inclusiva aplicada à Didática da Matemática. O prémio foi entregue pelo Exmo. Senhor Professor Doutor Deodato Guerreiro, Professor Catedrático Jubilado da Universidade Lusófona, e pela Exma. Senhora Dra. Susana Nogueira, da Câmara Municipal da Amadora.

 

Na categoria de Grupo de Investigadores, o trabalho “Entre palavras e silêncios: Desenvolvimento de um instrumento para compreender a diversidade comunicativa na infância – A Escala de Avaliação de Competências Comunicativas”, da autoria das Investigadoras Professora Doutora Marisa Lobo Lousada e da sua equipa, composta pela Mestre Marisa SeabraMestre Daniela MachadoMestre Diana Moita Oliveira e o Doutor Mário Manuel Pinheiro Rodrigues, venceu na área da Reabilitação e Deficiência. O prémio foi entregue pelo Exmo. Senhor Professor Doutor Domingos Rasteiro e pelo Exmo. Senhor Adriano Leiria.

A cerimónia foi apresentada pela Dra. Edite Sobrinho, que cativou o público com a sua simpatia e profissionalismo, e contou com a atuação do Ensemble São Tomás de Aquino, com Marta Queiroz, João Castel-Branco e Martin Libano Monteiro, bem como com a soprano Margarida Simões, e a apresentação musical de João Chambers.

Nesta 4.ª edição concorreram 17 projetos de investigação na área da Reabilitação, provenientes de diferentes graus do ensino superior público e privado, Mestrado, Doutoramento e Pós-Doutoramento.

Os trabalhos foram avaliados por um júri constituído pelo Exmo. Senhor Professor Doutor Engenheiro Francisco Godinho (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Exma. Senhora Professora Doutora Sofia Santos (Universidade de Lisboa – FMH), Exmo. Senhor Professor Doutor Deodato Guerreiro (Universidade Lusófona), Exma. Senhora Dra. Susana Nogueira (Câmara Municipal da Amadora), Exma. Senhora Dra. Idália Serrão (Fundação Montepio), Exmo. Senhor Professor Doutor Domingos Rasteiro (Instituto Politécnico do Sul Jean Piaget) e Exmo. Senhor Dr. Domingos Rosa, Presidente do Júri.

De periodicidade bienal, este Prémio tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida, estimular a investigação científica e mobilizar a comunidade académica em prol da inclusão e da normalização da deficiência na sociedade. Abrange diversas áreas refletindo os valores e as causas que a saudosa Dr.ª Maria Lutegarda sempre defendeu ao longo do seu percurso.

A Fundação AFID Diferença agradece, de forma especial, a toda a equipa técnica de Organização, Coordenação e Planeamento da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como a todas as pessoas, familiares, júri, amigos e curadores que marcaram presença no Auditório 3 da Gulbenkian no passado dia 17 de dezembro.

A cerimónia pode ser vista aqui.

DSC_0215DSC_0235DSC_0251DSC_0310DSC_0329DSC_0351DSC_0377DSC_0388DSC_0407DSC_0429