Notícia

VOARTE

17ªEdição Festival InShadow - Programação Dezembro

PERFORMANCES E SESSÕES ESPECIAIS DE FILMES

O InShadow - Lisbon Screendance Festival segue a todo o gás a percorrer Lisboa. As Competições Internacionais de Vídeo-Dança, Documentário e Animação já decorreram mas, em Dezembro, a programação continua particularmente relevante.

 

Nos dias 6 e 7 de Dezembro, a CiM-Companhia de Dança apresenta o espectáculo Uma Outra Forma no Museu da Marioneta.

 

A peça acompanha a história de duas amigas que convidam o espectador a descobrir as possibilidades intermináveis do Braille. Numa partilha com o público, entram numa viagem repleta de dança e fascínio, na qual brincam com movimento, letras e palavras, e ensinam que, mesmo não conseguindo ver nada, é possível ver-se tudo. Basta fazê-lo de Uma Outra Forma.

 

Com co-criação e co-interpretação de Joana Gomes e Maria Inês Costa, e dramaturgia de Rosinda Costa, Uma Outra Forma é dirigido a famílias e crianças e surge de um desafio lançado pela Quinta Alegre – Um Teatro em Cada Bairro, com o objectivo de promover o trabalho de artistas com deficiência.

 

Dia 6 de Dezembro o espectáculo é apresentado às 16h e conta com audiodescrição. No dia 7 de Dezembro, é apresentado às 11h30. Os bilhetes podem ser adquiridos no site do Museu da Marioneta.

 

Também no início do mês ocorre a performance Ridículas Cartas, por João Telmo/Inpugna. A obra surge de uma triagem minuciosa de cartas trocadas entre Fernando Pessoa e Ophélia Queiroz para instaurar um laboratório de ficções. Explora as idiossincrasias e as propriedades complexas, mas, ao mesmo tempo, prosaicas, do amor.

 

A performance decorre nos dias 5 e 6 de Dezembro às 21h e no dia 7 de Dezembro às 19h no Teatro Ibérico. Os bilhetes podem ser comprados aqui.

 

Outro ponto que se destaca é a programação que ocorre na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. No âmbito do InShadow, a Cinemateca Portuguesa exibirá 3 filmes em 4 sessões:

·         Saturday Night Fever, de John Badham | 5 de Dezembro às 21h30 | 13 de Dezembro às 16h30

·         Mary Poppins, de Robert Stevenson | 6 de Dezembro às 15h

·         That’s Dancing!, de Jack Haley, Jr. | 6 de Dezembro às 19h30

 

 

 

 

Em Dezembro, o InShadow inclui ainda duas performances no espaço Safra, ambas de entrada livre.

 

Por um lado, a artista holandesa/austríaca Andrea Hackl, com a performance DREAMER. Esta obra evocativa convida o público a uma viagem poética e visceral através do cinema, da dança e da música, inspirando-se no Livro Tibetano dos Mortos e nos ciclos subjacentes da vida. Na sua essência, DREAMER é uma viagem de empoderamento, navegando por temas como a morte, a impermanência, o nascimento e a libertação. É uma busca alquímica que abraça e celebra a nossa profunda conexão com a terra e o mundo natural.

 

Por outro, o artista português Alexandre Lyra Leite, com a companhia Inestética, apresenta no Safra o espectáculo Vozes e Ar Pesado. Alexandre Lyra Leite inspira-se num verso do poema O Navio de Espelhos de Mário Cesariny para construir um anagrama emocional, através de um ciclo contínuo de acção/reacção onde forças internas e externas colidem, deformam-se e reconstroem-se numa coreografia silenciosa. Este processo de permutação reflete o dinamismo das emoções humanas, que, tal como num anagrama, se reconfiguram em diferentes combinações e significados.


A obra propõe uma reflexão sobre a sobrecarga emocional e as subtis camadas de comunicação que se manifestam no quotidiano, estabelecendo um paralelo entre a pressão atmosférica e o peso intangível das vivências interiores.

 

Performances no Safra:

·         DREAMER | 4 de Dezembro às 19h

·         Vozes e Ar Pesado | 13 de Dezembro às 18h30

 

Criado em 2009, InShadow - Lisbon Screendance Festival é um projecto pioneiro da Vo'Arte e constitui-se como uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar. Com o objectivo de promover sinergias e celebrar a criatividade e a diversidade da criação contemporânea, dá palco à convergência entre a imagem, o corpo e processos de criação artística alavancados na tecnologia.

 

InShadow - o corpo imagina-se na sombra.