Notícia

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental Coimbra - APPACDM Coimbra

Projeto “Eu digo: STOP Violência”

Apoio APAV e financiamento INR

Sabia que o risco de uma criança com deficiência ser vítima de violência é quatro vezes superior em relação às outras, sobretudo quando se trata de uma patologia de foro intelectual? Já um adulto neste tipo de condição apresenta um risco superior em 1.5 vezes de ser vítima de atos violentos.

Números que ainda tornam mais pertinente o atual projeto da APPACDM Coimbra “Eu digo: STOP Violência”, que tem financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. e apoio da APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.

Numa sessão deste projeto que decorreu no centro de São Silvestre, Coimbra, duas técnicas da APAV explicaram tudo sobre violência psicológica, depois de, na véspera, terem abordado a violência física.

A sessão incluiu atividades cativantes e inteligentes, que despertaram grande entusiasmo em 12 dos nossos clientes e duas monitoras.

Durante o mês de setembro, o projeto “Eu digo: STOP Violência” levou sessões como esta às nossas unidades de Arganil, Coimbra, Montemor-o-Velho e Tocha, dirigidas a 50 dos nossos clientes.

No final, eles vão elaborar um guia, com linguagem acessível, que permitirá a pessoas com deficiência intelectual identificar e saber como reagir a situações de violência.

Siga-nos AQUI