Notícia

Benchmark 2023

Mapeamento de Intervenções Sociais

A “Data Science”, disciplina de gestão outrora reservada a grandes operadores, mas que a transição digital veio tornar acessível a qualquer organização, está em plena transformação no nosso país. Em julho deste ano foi instituída a “Data Science Portuguese Association” (https://dspa.pt/), a próxima entidade representativa deste setor em Portugal.

Na vertente da Economia Social em concreto, são ainda raras as bases de dados criadas e desenvolvidas por privados, merecendo especial referência a “Base de Dados Social” lançada no final de 2020 numa parceria entre a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics. (https://www.novasbe.unl.pt/pt/sobre-nos/projetos-para-um-futuro-melhor/social-equity-initiative/base-de-dados-social).

No processo de democratização em curso, são auspiciosas as perspetivas de desenvolvimento da ciência de dados. Estão a surgir novos serviços de intermediação na especialidade, como seja o caso da comunidade “Data Science for Social Good” (https://www.dssg.pt/).

A consultora Sector 3 – Social Brokers foi visionária quando no longínquo ano 2012 lançou a plataforma “Diretório Sector 3” (https://diretorio.sector3.pt/), uma comunidade digital hoje composta por mais de 1 centena de entidades pertencentes ao terceiro setor. Falta-lhe ganhar escala, o que para tanto a Sector3 irá precisar de um parceiro estratégico

O imprescindível e intransigente respeito pela Lei de Proteção de Dados é um desafio sensível e complexo, constituindo porventura o mais exigente de todos os que se colocam à gestão de qualquer base de dados. Desde a sua génese, a Plataforma Sector 3 teve a preocupação de salvaguardar esta premissa fundamental do negócio ao assegurar que 100% dos dados nela constantes são da autoria e da exclusiva responsabilidade das próprias entidades suas subscritoras.

O presente estudo de identificação de boas práticas, na sua quarta edição anual consecutiva, enquanto mapeamento pioneiro e sistemático de intervenções sociais, ilustra bem a utilidade da ciência de dados aplicada, neste caso, à Economia Social.

Aceda AQUI a este benchmark