Notícia

VOARTE

INART – COMMUNITY ARTS FESTIVAL

Teatro do Bairro de 25 a 29 de Junho

Data de Início:

Data de Fim:


INART – COMMUNITY ARTS FESTIVAL

filmes | debates | espectáculos | oficinas coreográficas

TEATRO DO BAIRRO

Após a entusiástica recepção no Teatro Meridional, que contou com a presença de 500 espectadores, o Festival InArt chega ao Teatro do Bairro de 25 a 29 de Junho.

Apresenta um Ciclo de Filmes que homenageia artistas influentes na dança e no cinema contemporâneo. São 3 sessões de documentários do individual/indivisível ao comunitário, numa visão plural de alguns dos mais significativos universos da dança contemporânea inclusiva.

Iniciamos a 25 de Julho com o filme A Way to B, um retrato do extravagante coletivo de dança catalão Liant la Troca, do qual integram artistas com e sem deficiência.

A 26 de Julho, num tributo a John Ashford, apresentamos o documentário Aerowaves at 25 que retrata os 25 anos desta rede através de imagens arquivo de festivais passados, entrevistas com os fundadores e artistas, e dança deslumbrantemente filmada especialmente para o filme. John Asford (1944 – 2023) foi um destacado produtor britânico de dança contemporânea e fundador da Aerowaves em 1997, uma rede europeia para novas companhias de dança. De 1986 a 2009, como Director de Teatro do The Place em Londres, Ashford impulsionou a dança contemporânea no Reino Unido. Em reconhecimento pelos seus serviços à dança, foi nomeado CBE em 2002. A sessão conta com a presença da realizadora Enya Belak.

A 27 de Julho, numa sessão de cinco curtas metragens, apresentamos vários filmes do género vídeo-dança. Em homenagem a Mickaella Dantas (1989-2024), será exibido o filme Material Bodies da realizadora britânica Dorothy Allen-Pickard, onde Mickaella é a protagonista. Mickaella iniciou a sua carreira na Cia Dançando com a Diferença em 2011, onde mais tarde foi assistente de direcção artística, participando em criações e digressões nacionais e internacionais. Trabalhou com a CandoCo Dance Company e recentemente, colaborava com a Wamãe – Antropologia. Celebramos ainda, o filme Why I Dance, do Andreas Strand Renberg (1984 –2022), jovem realizador, músico, actor e curador do Sånafest Site Specific Art & Performance Festival. Trabalhou com vários grupos de teatro, produziu música inspirada na cultura popular haitiana e co-produziu a série de documentários Sirkusseilerne (NRK 2014).

A sessão contará com a presença da realizadora francesa Nathalie de Lopez do filme Dance or Die, e ainda, com a presença do bailarino sírio Ahmad Chaaban do filme Dance is My Gun.

A 28 de Junho teremos a primeira mostra de resultados da performance SOPRO, com coreografia de Bruno Rodrigues / CiM, resultado do projecto No One Forgotten apoiado pela Europa Criativa. Uma performance que transcende o tempo e o espaço, conduzida por quatro bailarinos, que exploram a perda e a reconstrução de conexões.

O InArt termina a 29 de Junho com a apresentação das Oficinas Coreográficas, um desafio coreográfico lançado aos profissionais e coreógrafos da CiM – Companhia de Dança, que apresentarão quatro performances realizadas por Nelson Moniz, David Fernandes, Maria Inês Costa e Ricardo Machado.

Proposta que exploram uma diversidade de temas numa colaboração colectiva, com os bailarinos profissionais e intérpretes do Projecto Educativo para Artes (PEPA) da CiM.

O InArt - Community Arts Festival promove o cruzamento de linguagens, movimentos intergeracionais, reflectindo a arte comunitária e participativa enquanto impulso de novas paisagens artísticas e humanas. O InArt continua a descobrir projectos artísticos baseados na diversidade das comunidades e a conhecer artistas que fazem do seu trabalho uma ponte entre mundos e pessoas, numa arte plural e inclusiva.

---

Vo’Arte, projeto inovador que em 1998 nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas, que se desenvolvem em projectos nacionais e internacionais. Promove o diálogo, o intercâmbio e a transdisciplinaridade na criação entre artistas emergentes e consagrados e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação e desenvolvimento de novos públicos. Com direcção artística de Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador).

Para mais informações

Inês Baptista | voarte@voarte.com |www.voarte.com

+351 21 393 24 10 | +351 914 040 471