Notícia

Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - APPDA Norte

“Não Invisível”

Autisme-Europe

Está aproximar mais um dia 2 de abril, data que assinala o Dia Mundial para a Consciencialização do Autismo, a APPDA-Norte, mais uma vez, associa-se à iniciativa da Autisme-Europe, que este ano realiza uma campanha de sensibilização plurianual sob o lema “Não Invisível”.

Este novo tema tem um duplo objetivo:

- Procura chamar a atenção para o facto de que as necessidades das pessoas autistas são muitas vezes invisíveis em muitas áreas. Pretende aumentar a sensibilização para as barreiras e a discriminação que as pessoas autistas enfrentam, ao defender que seus direitos humanos, sejam respeitados e apoiados em todas as áreas da vida, de acordo com a Carta de Direitos das Pessoas Autistas da ONU. Apela a uma sociedade onde as pessoas autistas sejam plenamente reconhecidas e obtenham a compreensão, aceitação e pleno gozo dos seus direitos que merecem.

- O objetivo é destacar que, embora o autismo seja frequentemente descrito como uma deficiência "invisível", as pessoas autistas, as organizações representativas e as redes de apoio devem ser empoderadas e visíveis em todos os espaços e assuntos que lhes digam respeito.

Siga-nos AQUI