Notícia

Fundação CEBI

Voluntariado: construindo comunidades mais fortes

O Programa de Voluntariado da CEBI tem promovido um sentimento de pertença e de coesão comunitária.

O Voluntariado, pedra angular da filantropia e do serviço comunitário, é uma força poderosa com potencial para transformar sociedades e indivíduos, que, na sua essência, materializa o espírito de solidariedade, o envolvimento cívico e a democracia participativa, capacitando os indivíduos a contribuir com o seu tempo, recursos e conhecimentos para a melhoria do bem-estar dos outros. Desempenha, pois, um papel crucial na abordagem de questões sociais prementes e na satisfação das necessidades das populações mais vulneráveis, seja colaborando nos programas de ajuda alimentar, proporcionando orientação e apoio educativo a jovens, um colo e atenção a crianças em acolhimento ou defendendo os direitos das comunidades mais fragilizadas, os voluntários estão, muitas vezes, na linha da frente, trabalhando incansavelmente para criar mudanças positivas. A sua dedicação altruísta e compromisso com a comunidade não só atenuam as carências e as dificuldades da mesma, mas também inspiram esperança e resiliência naqueles com quem cooperam.    

Ao mesmo tempo, o Voluntariado é um catalisador para o crescimento e fortalecimento pessoal. Ao envolver-se em trabalho voluntário, os indivíduos têm a oportunidade de desenvolver novas competências, de expandir os seus conhecimentos e adquirir valiosas experiências. Sob este ponto de vista, o Voluntariado pode ser visto como uma plataforma para a aprendizagem contínua e para o autoaperfeiçoamento. Além disso, a sensação de realização e satisfação que advém de causar um impacto positivo nos outros, contribui para promover a auto-estima e melhorar o bem-estar geral, aumentando o sentimento de realização pessoal e de felicidade.

Programa de Voluntariado da Fundação CEBI tem promovido um sentimento de pertença e de coesão comunitária, reunindo pessoas de diversas origens, faixas etárias e formação académica e profissional na prossecução de um objetivo comum. Através deste Programa, os voluntários criam conexões significativas, cimentam confiança e desenvolvem um senso de propósito compartilhado, gerando um tecido colaborativo mais coeso e resiliente.

Sendo um Programa bem estruturado e assente na legislação em vigor, o Voluntariado na CEBI é coordenado pelo departamento de Intervenção Social e Comunitária. Atualmente a Fundação tem uma bolsa de 53 voluntários a integrar nas suas várias áreas de atuação – acolhimento de crianças em perigo, apoio a pessoas idosas, saúde, educação e serviços de apoio logístico. 

Reconhecendo o voluntariado como uma força poderosa para o bem comum, capaz de construir comunidades mais fortes, promover a coesão social e capacitar os indivíduos para realizarem todo o seu potencial, estamos também cientes que, à medida que enfrentamos os desafios complexos do século XXI, mais se torna evidente a importância do voluntariado na promoção de um mundo mais justo, compassivo e sustentável para as gerações vindouras.

Contamos consigo para colaborar connosco.

Olga Fonseca, Diretora da Área Social da Fundação CEBI

*Este texto está escrito ao abrigo do antigo Acordo Ortográfico