Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Desastres climáticos em Moçambique

preparar as comunidades

É cada vez mais urgente preparar as comunidades para os desastres climáticos em Moçambique.

Mais um ciclone atingiu Moçambique no fim de semana, provocando uma enorme destruição. O Ciclone Freddy levou muitas coberturas de edifícios, arrancou postes de eletricidade e árvores e desfez inúmeras casas precárias. À semelhança deste episódio, faz agora um ano que o Ciclone Gombe atingiu a ilha de Moçambique deixando estragos imensos, bem como os ciclones Idai e Kenneth que deixaram o seu rasto de destruição em 2019. De facto, Moçambique tem sido apontado por vários especialistas como um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas.

Todos estes episódios fazem-nos querer preparar as comunidades para futuras calamidades, ajudando as mesmas a tornarem-se mais resilientes em práticas de construção. Neste sentido, pretendemos dar a cada vez mais crianças um acesso digno à educação. A Oikos construirá mais escolas no país depois do sucesso das construções de várias escolas seguindo padrões e técnicas de resiliência, recorrendo não só a materiais convencionais de construção como também a materiais locais.

Com o intuito de melhorar a capacidade de preparação, resposta e recuperação das escolas e das suas comunidades escolares perante eventuais desastres climáticos, a Oikos construirá: 5 salas de aula, 6 sanitários, 2 casas de professores e 1 ponto de acesso a água. Mais de 1500 meninos e meninas vão beneficiar destas novas salas, além de um grande envolvimento da comunidade local e conselho escolar, através de formação e preparação para gestão de catástrofes.

Com estas e muitas outras medidas, acreditamos contribuir para o bem estar dos moçambicanos, que estão a ser frequentemente afetados pelos danos ambientais causados por todos nós.

Saiba mais sobre este projeto AQUI

Um projeto financiado pelo Camões, I.P.

E siga-nos AQUI