Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Comités Comunitários de Pesca

distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique

Como se pode co-habitar de forma sustentável com os ecossistemas marinhos?

As comunidades nos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique dependem dos recursos pesqueiros e marinhos para a sua sobrevivência. Devido às técnicas nocivas utilizadas e às alterações climáticas, estes recursos estão cada vez mais escassos colocando em risco a sustentabilidade dos ecossistemas e os meios de vida da população local. A Oikos e os seus parceiros promovem a proteção, uso e gestão sustentável destes recursos através de um envolvimento ativo das comunidades na sua gestão.

Foram já capacitados 10 Comités Comunitários de Pesca que são hoje responsáveis pela implementação de atividades nas áreas de gestão comunitária para que haja uma recuperação dos recursos marinhos e pesqueiros. 

Agora, damos continuidade a este trabalho com um novo projeto que vai permitir a criação e fortalecimento de 27 Comités e a criação de novas áreas de gestão comunitária. Serão ainda reforçadas as ações de sensibilização com um forte envolvimento e capacitação de jovens para que estes se tornem agentes de mudança nas suas comunidades e promovidas atividades geradoras de rendimento alternativas à pesca para que as populações piscatórias se tornem cada vez menos dependentes dos recursos marinhos, garantindo, assim, a redução da pressão sobre o mar.

As populações costeiras estão assim cada vez mais preparadas para co-habitar de forma sustentável com os ecossistemas marinhos! 

Trabalho com apoio técnico da Blue Ventures e financiamento do Camões, I.P., e Blue Ventures Conservation.

Saiba mais AQUI