Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Ciclones IDAI e Kenneth

Retrato do apoio a mais de 32 mil pessoas em Moçambique

O retrato do apoio a mais de 32 mil pessoas em Moçambique! Um vídeo especial sobre milhares de famílias que recuperaram os seus campos agrícolas, os seus meios de vida e a sua esperança num futuro promissor, depois de terem perdido tudo com a passagem dos ciclones Idai e Kenneth.

Todos os resultados previstos foram alcançados e superados: 

- Recuperação de 3 hectares de área de cultivo;

- Formação de mais de 3.600 produtores em técnicas de cultivo, colheita e pós-colheita, liderança e comercialização; 

- Construção de celeiros comunitários resistentes para armazenamento dos alimentos; 

- Criação e fortalecimento de 44 grupos comunitários de poupança e crédito rotativo;

- Centenas de famílias melhoraram os seus rendimentos recebendo recursos e formação para abrirem novos negócios como a produção e comércio de frutas ou mel, ou a criação de frangos e galinhas;

- Sensibilização para a prevenção e preparação de catástrofes através de formação em redução de risco, teatro participativo comunitário e programas radiofónicos. 

Este foi um projeto implementado pela Oikos em parceria com a ADPM Mértola, Caritas Portuguesa, Caritas Moçambicana e Associação Luarte-ONG, com financiamento do Camões, I.P., que garantiu a segurança alimentar e nutricional de 6.500 famílias e 44 Organizações de Produtores que recuperaram e melhoraram a sua produção agrícola e desenvolveram novas atividades de geração de rendimento. As populações estão agora mais preparadas para os efeitos das mudanças climáticas que poderão trazer consigo futuras calamidades.

Também a si, que apoiou em algum momento durante as campanhas de Emergência a Moçambique, o nosso muito obrigado!

Siga-nos AQUI