Notícia

Teach For Portugal

Sessão de Formação para Professores

Colégio de Ermesinde

Transformação sistémica na educação, significa transformar a postura e as práticas de cada agente na comunidade educativa. O Colégio de Ermesinde convidou a Teach For Portugal para dinamizar uma sessão de formação para os seus professores.

"Como queres entrar na sala?" Começou a Natali, Tutora Pedagógica da Teach For Portugal. E os Professores foram escolhendo entre um abraço, um aperto de mão, um "Dá cá mais 5!", ou um cumprimento com pé.

Os sorrisos foram imediatos, a relação estabeleceu-se. Com esta empatia, o nosso publico estava agora mais disposto a aprender.

Ao sentar, pedimos a todos para se centrarem na respiração durante alguns segundos. O obejtivo? Abrandar, pôr de parte a azáfama do dia a dia e focar no momento presente. Estratégia esta que usamos também com os alunos e que os professores podem replicar: afinal, não conhecemos todos a comoção de chegar à aula a correr vindos do intervalo?

Depois, cada professor escreveu num post-it uma cor que define o seu estado de espírito naquele dia, 2 coisas pelas quais estão agradecidos e 1 desenho que defina trabalho na escola - tudo isto dá informação ao formador sobre a predisposição das pessoas que tem à sua frente.

Em pares, treinámos a escuta ativa - estratégia fundamental para ouvir os alunos, e assim ser também para eles um modelo de como é importante ouvir com atenção plena os outros. Cada professor partilhou durante 2 minutos o que escreveu, enquanto o outro apenas escutava. Depois trocavam.

No final, refletimos sobre o Sentir, Pensar e Partilhar, que podem estimular uma enorme comunicação entre os alunos se fizermos rotinas frequentes.

Obrigado ao Colégio de Ermesinde pelo convite e ao seus professores por nos receberem!

Siga-nos AQUI