Desafios das organizações do 3º sector para um novo paradigma

Autor: Joana Santiago

Desafios das organizações do 3º sector para um novo paradigma

Quando iniciei o meu percurso neste ramo de actividade, nada sabia. Venho do mundo da enfermagem com uma experiência profissional fantástica e, como tudo o que me caracteriza, cheia de amor.

Surgiu-me, contudo, uma surpresa na vida que mudou o meu rumo e ainda bem. Tornei-me mãe de um rapaz com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, alguém que nos veio ensinar - a mim e a toda a família - o que são verdadeiros desafios e como eles se ultrapassam com trabalho, coragem e simplicidade.

alguém que nos veio ensinar o que são verdadeiros desafios

Acreditava e ainda acredito que para resolver causas sociais haveria muitas possibilidades de implementar projectos com soluções concretas, desde que o fizéssemos de forma séria. E foi assim que me lancei.

Entrei, portanto, neste mundo cheia de garra, muita determinação, mas também com algumas ilusões. Tem-me valido o empenho, a constante necessidade de aprendizagem e também uma grande resiliência. E também o que nos tem valido são as pessoas que nos rodeiam, que connosco trabalham ou que de algum modo nos apoiam. Pessoas que, sobretudo, acreditam.

Sim, tem valido a pena!

O Programa SEMEAR começa porque acreditamos nas pessoas que dele beneficiam. Valorizando as competências e reforçando os talentos dessas pessoas, procuramos que a sociedade os receba de mãos abertas e lhes dê oportunidades. E quando isto é real, então o milagre acontece. E temos conseguido!

O Programa SEMEAR começa porque acreditamos nas pessoas que dele beneficiam

No entanto, para se criar um programa como este do SEMEAR, tornando-o grande e duradouro, não basta o sonho nem o amor, é preciso ter uma estrutura credível, transparente, muito eficiente e eficaz. E uma estrutura com tais características só é possível construir se se apostar num modelo de gestão empresarial que o sector social não pode ter medo de adoptar.

modelo de gestão empresarial que o sector social não pode ter medo de adoptar

Por outro lado, para que isto seja possível, será também preciso que os sectores publico, privado e da educação, passem a olhar-nos de outra forma, compreendendo que podemos estar presentes no mercado de forma competitiva em prol de um problema social.

No Programa SEMEAR, almejamos crescer de forma sustentada, contribuindo para a mudança de paradigma do sector social e do papel deste na economia como um todo. Uma boa receita que considero aplicável a qualquer ramo de actividade do sector social.

Uma última nota: paixão, resiliência, transparência, consistência, são atributos essenciais.

Por Joana Santiago, presidente da Associação BIPP- Inclusão para a Deficiência

Não foram encontrados comentários