Diretório

CARITAS DIOCESANA DE BEJA

A Cáritas Diocesana de Beja é uma organização pertencente à rede Cáritas em Portugal, com a missão de promover a ação social junto dos mais necessitados na Diocese de Beja, no sul de Portugal. Fundada com a orientação dos valores católicos de solidariedade e apoio ao próximo, a instituição desenvolve e implementa projetos e serviços focados em melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

A Cáritas de Beja atua em várias áreas:

Apoio Social e Emergência: Presta apoio direto a indivíduos e famílias que enfrentam dificuldades socioeconómicas, respondendo a necessidades básicas como alimentação, vestuário, apoio financeiro, entre outros. O serviço de apoio domiciliário, por exemplo, destina-se a idosos e pessoas dependentes que necessitam de acompanhamento.

Distribuição Alimentar: Como parte das suas atividades de emergência e apoio social, a Cáritas de Beja distribui alimentos a famílias carenciadas. Esse processo envolve o planeamento e organização de recursos para garantir que os bens chegam a quem realmente precisa.

Promoção da Inclusão Social: Através de diversos projetos, a instituição foca-se em criar condições que promovam a inclusão de grupos em risco, proporcionando oportunidades de desenvolvimento pessoal e social.

Projetos Comunitários e Parcerias: A Cáritas de Beja colabora com outras entidades e participa em projetos que visam o desenvolvimento da comunidade local, como o projeto "Estou Tão Perto que Não Me Vês" que promove a sensibilização e apoio social.

Apoio a Imigrantes e Refugiados: Desenvolve iniciativas para acolher e integrar pessoas que chegam a Portugal, ajudando na sua adaptação e inclusão.

Defesa dos Direitos e Dignidade Humana: A Cáritas defende os direitos fundamentais das pessoas, promovendo a sua dignidade e trabalhando para combater a pobreza e a exclusão de forma justa e solidária.

A Cáritas Diocesana de Beja é reconhecida pela sua capacidade de mobilizar recursos humanos, financeiros e materiais para enfrentar desafios e crises, atuando em consonância com as necessidades da população local.
   
Rua Afonso Lopes Vieira, nº 18 União das Freguesias de Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)
7800-273 Beja Beja
  • NIPC 500918449
  • Banco BPI
  • IBAN PT50-0010-0000-1988-9390-0018-4
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Instituição Religiosa
  • Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas

    “Em Beja, acolher para transformar: servir, acompanhar e defender os mais necessitados"
    Como serviço organizado da Igreja Católica em Beja, nossa missão é mais do que uma declaração de intenções; é uma prática diária. Buscamos promover o Desenvolvimento Humano Integral, priorizando aqueles que são frequentemente deixados à margem da sociedade. Além disso, assumimos o compromisso de cuidar do nosso ambiente local como parte integrante da nossa missão.
  • Dignidade da Pessoa Humana; Solidariedade; Subsidiariedade; Bem Comum; Cuidado com a Criação; Participação; Destino Universal dos Bens; Justiça Social
  • 1977
  • março de 1977
  • Acção Social; Desenvolvimento Local; Distribuição Produtos; Saúde; Serviços à Comunidade; Voluntariado;
  • Adultos; Comunidade em geral; Crianças; Pessoas com deficiência; Desempregados; Famílias carenciadas; Gravidas puérperas; Idosos; Imigrantes; Jovens; Outras Instituições; Reclusos e ex-reclusos; Sem abrigo; Tóxicodependentes;
  • Acolhimento Permanente; Acolhimento Temporário; Actividades Ocupacionais; Apoio Domiciliário; Atendimento Social e Psicológico; Centro Terapêutico; Distribuição Alimentar; Equipas de Rua; Inserção profissional; Refeitório Social; Outra; Ajuda Alimentar;
  • Direção
    7

Comunidade Terapêutica " Horta Nova"

Missão e Enquadramento: A Comunidade Terapêutica “Horta Nova” é uma valência da Cáritas Diocesana de Beja, dedicada ao tratamento de dependências de substâncias psicoativas. Este espaço residencial promove a reabilitação biopsicossocial e espiritual dos seus utentes, oferecendo um programa terapêutico em regime de internamento de longa duração. Integrando uma abordagem cristã no seu tratamento, a comunidade visa contribuir para a construção de uma nova humanidade, assente em valores de Justiça e Paz.

Perfil dos Utentes: O público-alvo da comunidade inclui indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 anos, que enfrentam problemas de uso/abuso ou dependência de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas. Os utentes são admitidos por indicação de equipas técnicas especializadas, por determinação judicial, ou por iniciativa própria. Serviços Prestados: A comunidade assegura uma variedade de serviços, incluindo: Alojamento e alimentação; Acompanhamento terapêutico, psicológico, médico, e psiquiátrico; Acompanhamento social; Transporte para consultas médicas e outras deslocações essenciais; Atividades de animação, socialização, desportivas, educativas, e formativas..

Instalações: Localizada em Beja, a instalação possui uma capacidade para 32 utentes em regime residencial.

Serviço de Apoio domiciliario

Contexto e Missão: O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Cáritas Diocesana de Beja é uma resposta social destinada a indivíduos e famílias que, devido a situações de dependência física e/ou psíquica, não conseguem assegurar temporária ou permanentemente a satisfação de suas necessidades básicas ou a realização de atividades diárias. Este serviço promove a autonomia e a qualidade de vida dos clientes, permitindo a permanência no seu ambiente familiar e comunitário, evitando ou retardando a necessidade de internamento em estruturas residenciais.

Capacidade e Operação: O SAD da Cáritas de Beja tem capacidade para atender 76 clientes, com um acordo de cooperação para 64 desses atendimentos pelo Instituto de Segurança Social. Os serviços são prestados sete dias por semana, ajustando-se às necessidades individuais de cada cliente, com um compromisso mínimo de dois serviços contratualizados..

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Cáritas Diocesana de Beja dispõe de diversos recursos que lhe permitem prestar um conjunto abrangente de serviços aos seus clientes. Dispomos de recursos, tanto humanos quanto materiais e estruturais, que sustentam a operação do SAD

Comunidade de Inserção

A Comunidade de Inserção da Cáritas Diocesana de Beja, com acordo de cooperação celebrado a 19 de dezembro de 2013, apoia pessoas e famílias em situação de exclusão, marginalização ou vulnerabilidade social, promovendo a sua autonomia, competências e integração. Operando sob a Portaria n.º 324/2021, esta resposta oferece um programa de intervenção personalizado, que respeita a dignidade e os direitos dos utentes. Os planos de intervenção são desenvolvidos de forma individualizada, em colaboração com os beneficiários, para promover a inclusão e o reforço de competências pessoais, sociais e profissionais, visando uma plena inserção social com apoio de uma equipa multidisciplinar sob supervisão médica. A intervenção tem a duração de 18 meses, podendo ser estendida a 24 em casos especiais.

A Comunidade de Inserção destina-se a indivíduos e famílias em situação de risco, vulnerabilidade ou exclusão social. Os grupos-alvo incluem, entre outros, pessoas em situação de sem-abrigo, famílias monoparentais, ex-reclusos e outros em condições de exclusão social, com necessidades específicas que exigem acompanhamento técnico adequado. O plano de intervenção, personalizado e revisto periodicamente, é desenvolvido com a participação ativa dos utentes e foca-se em promover a autonomia pessoal e a inclusão social através de atividades de capacitação e desenvolvimento de competências.

A equipa é composta por profissionais das áreas sociais e supervisão médica, garantindo apoio em alojamento, alimentação, cuidados básicos e atividades formativas e culturais. Os serviços são personalizados e adaptados às necessidades dos utentes

Centro de Alojamento de Emergencia Social

O Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES) da Cáritas Diocesana de Beja, localizado na Rua de Moçambique em Beja, acolhe temporariamente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou emergência, garantindo suporte imediato às suas necessidades básicas. Com capacidade para 30 pessoas, o CAES oferece alojamento seguro, alimentação, higiene, apoio psicossocial e acompanhamento na saúde, sempre com vista à reintegração social. O acolhimento pode ser de 72 horas até três meses, renovável em casos justificados. Além disso, o CAES promove o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, incentivando a autonomia dos utentes. Financiado pelo PRR e pela União Europeia, o CAES opera 24 horas por dia, durante todo o ano, apoiando a inclusão e a coesão social.

Os clientes do Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES) da Cáritas Diocesana de Beja são principalmente pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e desproteção social. Isso inclui indivíduos em situação de sem-abrigo, vítimas de violência doméstica, famílias que enfrentam crises súbitas, pessoas que, por razões económicas, perderam o seu lar, e outros que enfrentam situações de emergência que comprometem a sua segurança e bem-estar. O CAES também acolhe menores, desde que acompanhados pelos pais ou um representante legal. O público-alvo são, portanto, todos aqueles que, de forma inesperada, encontram-se sem condições mínimas de sobrevivência, necessitando de um suporte imediato e um ambiente seguro para uma transição rumo à reintegração na comunidade..

O CAES da Cáritas de Beja oferece alojamento a 30 pessoas, fornecendo alimentação, higiene, apoio psicossocial e acompanhamento na saúde. Conta com uma equipa multidisciplinar, articulação com entidades locais, serviço 24h e atividades para desenvolver competências e promover a reintegração social.

Centro Local Apoio Integração de Migrantes

O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) da Cáritas de Beja é um projeto financiado pelo FAMI 2030, com o objetivo de promover a inclusão de migrantes na região de Beja. Este centro oferece apoio em áreas essenciais, como regularização documental, saúde, educação e formação profissional, e facilita o acesso aos direitos e à integração plena dos migrantes na comunidade.

Em articulação com entidades locais e nacionais, o CLAIM promove a igualdade de oportunidades e a mediação intercultural, criando um ambiente acolhedor e inclusivo. O centro também desenvolve atividades de sensibilização e capacitação, reforçando o sentimento de pertença e dignidade dos migrantes, contribuindo para uma sociedade mais justa e coesa

Os clientes do CLAIM são principalmente migrantes de países terceiros que procuram uma vida melhor em Portugal. Estes clientes vêm de diversas origens culturais e socioeconómicas e enfrentam desafios como a regularização do seu estatuto legal, o acesso a serviços de saúde, educação, habitação e integração no mercado de trabalho. São pessoas que procuram apoio para superar barreiras linguísticas, culturais e burocráticas, e que têm em comum o desejo de construir uma nova vida com dignidade e segurança. O CLAIM acolhe e apoia cada um destes clientes com um atendimento personalizado, procurando sempre ir ao encontro das suas necessidades específicas..

O CLAIM dispõe de uma equipa multidisciplinar (técnicos de serviço social, juristas e voluntários) e instalações adequadas, oferecendo apoio personalizado. Utiliza recursos tecnológicos para gerir casos e colabora com entidades públicas para promover a integração dos migrantes.

Programa Alimentar -Privação Material

O Programa PESSOAS 2030 Privação Material foi implementado em dezembro de 2023, atualizando o FEAC (2014-2020), com o objetivo principal de distribuir alimentos para pessoas carenciadas. O ISS, IP coordena as políticas de ação social e gerência as empresas e produtos recebidos nacionalmente. A Cáritas é responsável, durante 15 meses, pela distribuição alimentar nos concelhos de Beja, Ferreira Alentejo, Cuba, Vidigueira e Alvito. Além da distribuição, realiza ações de acompanhamento para capacitar as famílias na seleção de alimentos, prevenção do desperdício e otimização do orçamento familiar.

  • Técnicos Internos
    • 11
    • 5
    • 1
    • 0
    • 6
  • 39
  • 3
  • Técnicos Externos
    • 0
    • 0
    • 2
    • 0
    • 2
  • 7
  • 0

Diversos 491 10429

Entidade não tem ficheiros de Evolução Patrimonial anexados.

Projectos

Obra Reabilitação Casa do Estudante - CAES

  • O projeto refere-se ao Centro de Alojamento de Emergência Social que tem como objetivo disponibilizar 30 unidades de alojamento para pessoas em situação de risco ou emergência. Este projeto é realizado pela Cáritas Diocesana de Beja em colaboração com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU, I.P.), enquadrando-se no Investimento RE‐C02‐i02 “Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário” (BNAUT) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
  • 01/01/2024
  • 30/06/2026
  • 861254,00
Rubrica Descritivo %
Recursos Instalações 861254,00 100
Equipamentos 0
Recursos Humanos 0
Outros 0
Origem Fontes %
Financiamento Pública 784651,24 91
Privada 76602,76 9
Crédito 0
Autofinanciamento 0