GASPORTO - Grupo de Ação Social do Porto
Com os objetivos de promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano, o GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação. Constituindo-se como uma Escola de Vida focada na ajuda e no desenvolvimento humano, o GASPORTO aposta, de forma estratégica, na formação para fomentar o desenvolvimento de cada voluntário e do grupo. De igual modo, é imperativo na ação do GASPORTO criar relações de proximidade, com respeito e igualdade, para ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.
Em Portugal, o GASPORTO desenvolve 6 projetos na cidade do Porto. Além do grupo de voluntariado, há uma equipa profissional que se dedica a tempo inteiro ao GASPORTO. São ainda realizadas, nos meses de verão, missões em diferentes regiões e colónias de férias.
Em Moçambique, na vila da Macia (sede do distrito de Macia-Bilene, província de Gaza), o GASPORTO desenvolve 3 programas de cooperação para o desenvolvimento, contando para o efeito com uma equipa de profissionais moçambicanos. Todos os anos, grupos de voluntários do GASPORTO realizam missões humanitárias de curta e de longa duração.
Para concretizar a sua missão, o GASPORTO conta com a dedicação dos voluntários e com o envolvimento de empresas, de organizações e de pessoas particulares.
- NIPC 506943119
- Banco Banco Montepio
- IBAN PT50-0036-0407-9910-6015-2060-6
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- ONGD
-
- Ser uma Escola de Vida dedicada à ajuda e ao desenvolvimento humano, que contribua para um mundo melhor e com menos necessidades.
-
- Multidisciplinariedade – Focamo-nos na promoção do desenvolvimento e do crescimento sustentável, a partir de competências técnicas oriundas de todas as áreas do conhecimento.
Profissionalismo – Chegamos às pessoas, respeitando procedimentos estruturados, rigorosos e íntegros.
Espírito de equipa – Fomentamos a coesão e a formação contínua dos nossos voluntários.
- Multidisciplinariedade – Focamo-nos na promoção do desenvolvimento e do crescimento sustentável, a partir de competências técnicas oriundas de todas as áreas do conhecimento.
-
- 2005
-
- maio de 2002
-
- Acção Social; Educação; Serviços à Comunidade; Voluntariado;
-
- Adultos; Crianças; Pessoas com deficiência; Idosos; Jovens; Outras Instituições; Reclusos e ex-reclusos; Sem abrigo; Tóxicodependentes;
-
- Actividades Culturais; Actividades Ocupacionais; Apoio Domiciliário; Colónia de Férias; Equipas de Rua;
-
- Mesa da Assembleia Geral
- 3
-
- Direção
- 5
-
- Conselho Fiscal
- 3
Abraço Amigo
O Projeto Abraço Amigo procura responder a um conjunto de fragilidades sociais, cognitivas, emocionais e habitacionais sentidas por esta população. Procura combater a solidão e o isolamento social e promover a qualidade de vida no domicílio. Visa ainda aumentar o bem-estar e melhorar as condições de mobilidade, de segurança e de conforto das habitações. Pretende também sensibilizar a sociedade para o envelhecimento.
Idosos que vivem na área metropolitana do Porto em situação de isolamento ou de solidão..
63 Beneficiários; 105 Voluntários; 1 Equipa Técnica, 2220 Horas de voluntariado.
A.M.A. - Apoio a Mães Adolescentes
Através do acompanhamento das mães nas diversas fases, desde a gravidez até à primeira infância da criança, e com base no estabelecimento de uma relação de proximidade e de acolhimento, o projeto AMA pretende fomentar o vínculo mãe-filho. Pretende ainda promover a inclusão social e a cidadania ativa; o contacto com diferentes realidades que suscitam o despertar de “vocações” profissionais; e o sentido de pertença e espírito de cooperação. Visa também estimular o gosto pela cultura, pelas artes, pelas ciências e por outras áreas a fim de fomentar a interação com as diferentes realidades, que se reflitam na vivência de experiências positivas e no enriquecimento pessoal e social.
Mães adolescentes, grávidas e os respetivos filhos que, por carências de natureza social, afetiva e/ou económica, se encontram em instituições de acolhimento..
44 Beneficiários; 56 Voluntários; 1414 Horas de voluntariado.
Caminhos
Estabelecendo uma relação próxima de confiança com as pessoas e acompanhando-as nesta fase de vida, o Caminhos foca-se em conhecer as suas necessidades e desenvolver estratégias que reforcem o sentido de confiança em si e na sociedade, promovam a sua dignidade e proporcionem uma efetiva inclusão social. Procura resgatar sorrisos e sensações de bem-estar há muito esquecidos.
Pessoas em situação de sem-abrigo (pessoas que estão a viver na rua ou que se encontram a habitar em locais com condições precárias ou temporárias) e em situação de exclusão/vulnerabilidade social..
300 Beneficiários; 54 Voluntários; 2080 Horas de voluntariado.
Futuros
O projeto Futuros pretende criar um contexto que possibilite aprender a brincar, a partilhar experiências e a fortalecer as emoções para que as crianças e os jovens se tornem adultos confiantes e felizes. Procura, ainda, estimular o gosto pela escola e pela aprendizagem.
Crianças e jovens provenientes de contextos social e economicamente vulneráveis..
40 Beneficiários; 20 Voluntários; 624 Horas de Voluntariado.
Crescer de Mãos Dadas
O Crescer de Mãos Dadas é um programa de apadrinhamento à distância de crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade. O programa apoia cerca de 100 crianças e jovens promovendo o seu desenvolvimento integral e garantindo-lhes o acesso à educação, à saúde e a bens primários, privilegiando o acompanhamento individualizado.
Crianças e jovens órfãos e/ou vulneráveis..
População – 98 afilhados; Equipa técnica – 3
Pfuka U Famba
O Programa Pfuka U Famba, que significa “levanta-te e anda” na língua changana, funciona num Centro de Reabilitação Nutricional e a sua atuação tem por base o fornecimento diário de alimentação – leite em pó, papas enriquecidas e sopas –, garantindo este apoio até à recuperação do estado nutricional do bebé. Além do suprimento da necessidade imediata, o GASPORTO centra a sua intervenção na importância da formação e capacitação apropriadas das cuidadoras.
Bebés subnutridos ou em situação de vulnerabilidade alimentar..
78 bebés e respetivos cuidadores por ano; Equipa técnica – 2
Kukula
O Centro de Educação e Desenvolvimento Infantil Kukula pretende complementar a educação formal das crianças da vila da Macia, com recurso a formadores locais para o apoio ao estudo. No Centro, são promovidas metodologias de aprendizagem e atividades lúdico-pedagógicas que estimulam a aprendizagem do português, da matemática e das ciências naturais e o desenvolvimento cognitivo. O programa funciona em quatro centros diferentes, localizados em quatro escolas primárias da Macia e acompanha cerca de 200 crianças da 2ª à 5ª classes, trabalhando em colaboração direta com os professores.
Alunos da 2ª à 5ª classe..
População – 200 alunos; Equipa técnica – 3
FEUP SOCIAL
O projeto FEUP Social apoia estudantes universitários em situação de fragilidade a diferentes níveis: económico, social, legal e académico.
-
- Técnicos Internos
-
-
- 1
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 2
-
-
- 0
-
- 1
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
-
- 11
-
- 0
Voluntários | 247 | 28448 |
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto | Apoio geral ao GASPORTO |
Grupo PROEF | Apoio geral ao GASPORTO |
Porto Amigo: Câmara Municipal Porto, Just a Change e Fundação Manuel António da Mota
Santa Casa da Misericórdia do Porto; Junta de Freguesia do Bonfim; Junta de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos; União de Freguesias Centro Histórico do Porto; Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Centro Social de S. Martinho de Aldoar; Médicos do Mundo; URAP - ACeS Porto Ocidental; Benéfica e Previdente - Associação Mutualista; Associação Compassio; Polícia de Segurança Pública; Conferência Vicentina de S. Martinho de Cedofeita |
Parceiros no Projeto Abraço Amigo |
Comunidade de Inserção Nossa Senhora do Bom Conselho CINSBC) e Lar Luísa Canavarro (LLC) | Parceiros no Projeto AMA |
CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo do Porto;
Amor Perfeito; CAS - Centro de Alojamento Social D. Manuel Martins da SCM do Porto |
Parceiros no Projeto Caminhos |
CerPorto - Associação para
o Desenvolvimento Comunitário do Cerco do Porto |
Parceiros no Projeto Cerco e Colónias de Verão |
Centro Social e Paroquial de S. Martinho de Lordelo do Ouro | Parceiros nas Colónias de Verão |
AVA - Associação Viver Alfena | Parceiros nas Colónias de Verão |
Casa Santa Isabel | Parceiro Missão de Verão |
SCM S. Bento de Arnoia,
Lar C.C. Bento XVI, Assoc. Sol.Social de Basto, Assoc. Sol. Sto.André de Codessoso, Centro Social Paroquial de Molares |
Parceiros Missão de Verão |
Grupo PROEF | Sponsor Projeto Kukula - apoio ao funcionamento de centro de estudos |
Fundação do Futebol | Sponsor Projeto Kukula - apoio ao funcionamento de centro de estudos |
CLIP - Oporto Internacional School | Sponsor Projeto Kukula - apoio ao funcionamento de centro de estudos |
Grande Colégio Universal | Sponsor Projeto Kukula - apoio ao funcionamento de centro de estudos |
Mindera | Sponsor Projeto Kukula - apoio ao funcionamento de centro de estudos |
Fundação Calouste Gulbenkian | Concurso Envelhecimento na Comunidade |
Fundação La Caixa-BPI | Prémio Seniores |
Entidade não tem ficheiros de Evolução Patrimonial anexados.
Sem informação disponível