Diretório

ADIL - Associação para o desenvolvimento Integral de Lordelo

A ADIL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e cultural, desportiva, humanitária, sem fins lucrativos. Foi fundada em 12 de julho de 1990 pelos senhores Albano Jesus Amaral, Francisco Ramos e José Meireles Fraga. Apesar de não ter sido membro fundador, foi também um grande obreiro e impulsionador desta Grande Obra o Sr. Padre Rui Manuel Pinheiro, tendo em 1997 sido Presidente da Direção da Instituição, estando ainda hoje ligado à mesma, celebrando a Eucaristia mensal e apoiando em todos os pedidos que vão sendo solicitados pelos utentes desta Instituição.
A ADIL surgiu com o objetivo de suprimir uma necessidade manifestada pela população e com o apoio e mobilização de toda a comunidade, que mensalmente contribuía com uma quantia significativa, adquiriu-se um terreno onde construiu um Centro Comunitário.
Salienta-se que este Centro se constitui como pioneiro na Área da 3ª Idade, ou seja, foi a primeira instituição na freguesia que deu resposta aos actuais problemas dos idosos, nomeadamente isolamento, solidão e falta de ocupação diária. Iniciou a sua atividade em agosto de 2001.
Inicialmente dispunha de duas valências direccionadas à terceira Idade: o Centro de Dia com capacidade para 25 utentes e o Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes. Em relação à infância existia a valência de Actividades de Tempos Livres com capacidade para 60 crianças.


Estas três valências, duas direccionadas à terceira idade e uma à infância, permite um contacto permanente entre o idoso e a criança, proporcionando uma aproximação entre as gerações, emergindo o desenvolvimento da solidariedade.
Assim com a determinação de Albano Jesus Amaral, que foi o grande impulsionador desta obra de enorme utilidade publica que com apenas 400 contos conseguiu um terreno, surge o tão desejado e sonhado Lar de 3ª Idade (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) que entrou em funcionamento em janeiro de 2006 e se já encontra cheio, contando já com 44 utentes internos. Esta resposta apenas se conseguiu concretizar com a ajuda dos empresários de Lordelo, que contribuíram com donativos, para ajudar na construção do Lar. Assim, se não fosse a força e a capacidade de persuasão deste grande Homem não teríamos este Centro Comunitário que tem cumprido com a sua função social, executando o seu trabalho com um Propósito: melhoria da qualidade de vida de quem nos procura e esperando lutar contra os desajustes e dificuldade das pessoas apoiadas pela Associação…
Ainda com este propósito de solidariedade e ajuda a toda a população, principalmente os mais carenciados, em junho de 2005 a ADIL assinou com CDSS Porto um protocolo de cooperação, para acompanhamento de beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido, hoje chamado de Rendimento Social de Inserção.
Continuando no âmbito desta sua Função Social, em novembro de 2011, (após encerramento do ATL) depois de vários esforços e com a determinação do Dr. Duarte Menezes e da sua direção, a ADIL conseguiu abrir a Creche Regaço Encantado, que tem capacidade para 37 crianças.
Ainda no apoio social à população, mas desta vez de todo o Concelho de Paredes, em março de 2009, foi assinado um outro protocolo - CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, que foi extinto em 2012. Já em 2013, a ADIL foi novamente convidada a ser a entidade executora da segunda vaga de CLDS, assinando um novo protocolo que iniciou em julho de 2013 e encerrou em julho de 2015. Em outubro de 2015, após novo convite, teve em funções na ADIL a 3ª vaga do CLDS que encerrou em outubro de 2018. Em setembro de 2019, irá iniciará novamente o CLDS 4G, tendo a ADIL como entidade Coordenadora.
Em outubro de 2015, viu uma nova candidatura aprovada, sendo o IEFP - Instituto de Emprego e Formação profissional parceiro privilegiado, tendo aberto o GIP – Gabinete de Inserção profissional na sede da Associação.
Ainda no ano de 2015, de forma a assegurar um serviço de qualidade às crianças de Lordelo, a ADIL iniciou o fornecimento de refeições escolares aos dois Centro escolares da Cidade.
Em agosto de 2016 e após candidatura ao PO ISE, a ADIL viu a mesma aprovada, tendo iniciado a RLIS/SAAS – Rede Local de Intervenção Social, projeto que faz serviço de atendimento e acompanhamento social a todo o concelho de Paredes, tendo para tal postos de atendimento espalhado pelo mesmo.
No ano de 2019, em fevereiro, abriu uma nova Resposta, inovadora quer no concelho quer a novel nacional, com uma Casa de Alojamento de Emergência, cujo objetivo é abrigar pessoas que se encontram em situação de desalojadas, por um curto período. Tem capacidade para 6 pessoas em simultâneo
   
Rua Albano Jesus Amaral, n.º 1 Lordelo
4580-797 Paredes Porto
  • NIPC 502583169
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Associação
  • A missão da ADIL é receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas idosas e comunidade envolvente de forma integral e personalizada.
  • Solidariedade – acolher com carácter solidário todos os que recorrem aos nossos serviços, respondendo às suas necessidades e especificidades.
    Respeito/ Ética – respeitar a condição e as características de todos os que apoiamos e daqueles que connosco colaboram.
    Confiança – criar um ambiente de confiança mútua, entre a ADIL e os que nos apoiam, inspirando-nos na generosidade, partilha e respeito pelas especificidades de cada um.
  • 1990
  • janeiro de 2002
  • Acção Social; Educação; Serviços à Comunidade;
  • Comunidade em geral; Crianças; Famílias carenciadas; Idosos;
  • Apoio Domiciliário; Centro de Dia; Creche; Lar de Idosos; Outra; Centro Comunitário;

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Esta resposta Social tem capacidade para 44 utentes. A mesma iniciou em janeiro de 2006 e funciona na sede da Associação. A ERPI é uma resposta social que consiste no alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem.

Pessoas com mais de 65 anos..

Existe na instituição acompanhamento de saúde, com um corpo clínico de 3 enfermeiras, 1 médico, 1 psicóloga, 1 nutricionista e 1 fisioterapeuta. No âmbito do acompanhamento social existe 1 assistente Social. Para desenvolver as atividades necessárias existe igualmente um Animador Sociocultural.

Centro de Dia

Esta resposta Social tem capacidade para 25 utentes. A mesma iniciou em agosto de 2001 e funciona na sede da Associação. O CENTRO DE DIA é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Pessoas com mais de 65 anos..

Existe na instituição acompanhamento de saúde, com um corpo clínico de 3 enfermeiras, 1 médico, 1 psicóloga, 1 nutricionista. No âmbito do acompanhamento social existe 1 assistente Social. Para desenvolver as atividades necessárias existe igualmente um Animador Sociocultural.

Serviço de Apoio Domiciliário

Esta resposta Social tem capacidade para 30 utentes. A mesma iniciou em agosto de 2001 e funciona na sede da Associação. O SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Pessoas em isolamento social e/ou sem retaguarda. .

Alem da equipa de Ajudantes de Ação Direta, existe igualmente uma equipa de acompanhamento psicossocial formada por um psicólogo e uma Assiste Social

Creche "Regaço Encantado"

Esta resposta Social tem capacidade para 37 utentes. A mesma iniciou em novembro de 2011 e funciona na sede da Associação.

A Creche Regaço Encantado é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais.

Crianças entre os 4 e os 36 meses.

Alem da equipa pedagógica, os meninos que desejem podem ter musicoterapia e aulas manutenção física ministradas por professores habilitados para o efeito.

Rendimento Social de Inserção

Este serviço funciona desde junho de 2005 . Este protocolocomo, como principal objetivo a promoção e a autonomia social dos agregados que beneficiem desta prestação. Estes agregados são acompanhados pelos técnicos numa intervenção direta no que respeita a competências pessoais e sociais, desenvolvendo os domínios que se apresentam como vulnerabilidades e que exijam uma intervenção de cariz prático.

CLDS 4G - Paredes Integra

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G – Paredes Integra funcionará de setembro de 2019 na Rua da Ribeira, n.º 53, 4580 Lordelo.
As ações a desenvolver pelos CLDS-4G integram os seguintes eixos de intervenção:

- Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;
- Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

Casa de Alojamento de Emergência

No ano de 2019, em fevereiro, abriu uma nova Resposta, inovadora quer no concelho quer a nível nacional, com uma Casa de Alojamento de Emergência, cujo objetivo é abrigar pessoas que se encontramp em situação de desalojadas. Esta Casa surgiu da necessidade diagnosticada de que as primeiras 48h de desalojamento são muitas vezes insuficientes para se encontrar uma resposta efetiva , que muitas vezes fica sem alojamento no imediato. Desta forma, a Casa de Alojamento de Emergência é para um período máximo de 72h, salvo em casos excecionais devidamente fundamentados.

A ADIL fornece as refeições aos dois Centros Escolares da Cidade.
A ADIL é igualmente parceira do Banco Alimentar, enquanto Instituição mediadora, entregando mensalmente os cabazes às famílias carenciadas

  • Técnicos Internos
    • 1
    • 1
    • 6
    • 0
    • 1
  • 26
  • 2
  • Técnicos Externos
    • 2
    • 2
    • 0
    • 0
    • 6
  • 16
  • 0

Sem informação disponível

Sem informação disponível