Diretório

ADIL - Associação para o desenvolvimento Integral de Lordelo

A ADIL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e cultural, desportiva, humanitária, sem fins lucrativos. Foi fundada em 12 de julho de 1990 pelos senhores Albano Jesus Amaral, Francisco Ramos e José Meireles Fraga. Apesar de não ter sido membro fundador, foi também um grande obreiro e impulsionador desta Grande Obra o Sr. Padre Rui Manuel Pinheiro, tendo em 1997 sido Presidente da Direção da Instituição, estando ainda hoje ligado à mesma, celebrando a Eucaristia mensal e apoiando em todos os pedidos que vão sendo solicitados pelos utentes desta Instituição.
A ADIL surgiu com o objetivo de suprimir uma necessidade manifestada pela população e com o apoio e mobilização de toda a comunidade, que mensalmente contribuía com uma quantia significativa, adquiriu-se um terreno onde construiu um Centro Comunitário.
Salienta-se que este Centro se constitui como pioneiro na Área da 3ª Idade, ou seja, foi a primeira instituição na freguesia que deu resposta aos actuais problemas dos idosos, nomeadamente isolamento, solidão e falta de ocupação diária. Iniciou a sua atividade em agosto de 2001.
Inicialmente dispunha de duas valências direccionadas à terceira Idade: o Centro de Dia com capacidade para 25 utentes e o Serviço de Apoio Domiciliário para 30 utentes. Em relação à infância existia a valência de Actividades de Tempos Livres com capacidade para 60 crianças.


Estas três valências, duas direccionadas à terceira idade e uma à infância, permite um contacto permanente entre o idoso e a criança, proporcionando uma aproximação entre as gerações, emergindo o desenvolvimento da solidariedade.
Assim com a determinação de Albano Jesus Amaral, que foi o grande impulsionador desta obra de enorme utilidade publica que com apenas 400 contos conseguiu um terreno, surge o tão desejado e sonhado Lar de 3ª Idade (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) que entrou em funcionamento em janeiro de 2006 e se já encontra cheio, contando já com 44 utentes internos. Esta resposta apenas se conseguiu concretizar com a ajuda dos empresários de Lordelo, que contribuíram com donativos, para ajudar na construção do Lar. Assim, se não fosse a força e a capacidade de persuasão deste grande Homem não teríamos este Centro Comunitário que tem cumprido com a sua função social, executando o seu trabalho com um Propósito: melhoria da qualidade de vida de quem nos procura e esperando lutar contra os desajustes e dificuldade das pessoas apoiadas pela Associação…
Ainda com este propósito de solidariedade e ajuda a toda a população, principalmente os mais carenciados, em junho de 2005 a ADIL assinou com CDSS Porto um protocolo de cooperação, para acompanhamento de beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido, hoje chamado de Rendimento Social de Inserção.
Continuando no âmbito desta sua Função Social, em novembro de 2011, (após encerramento do ATL) depois de vários esforços e com a determinação do Dr. Duarte Menezes e da sua direção, a ADIL conseguiu abrir a Creche Regaço Encantado, que tem capacidade para 37 crianças.
Ainda no apoio social à população, mas desta vez de todo o Concelho de Paredes, em março de 2009, foi assinado um outro protocolo - CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social, que foi extinto em 2012. Já em 2013, a ADIL foi novamente convidada a ser a entidade executora da segunda vaga de CLDS, assinando um novo protocolo que iniciou em julho de 2013 e encerrou em julho de 2015. Em outubro de 2015, após novo convite, teve em funções na ADIL a 3ª vaga do CLDS que encerrou em outubro de 2018. Em setembro de 2019, irá iniciará novamente o CLDS 4G, tendo a ADIL como entidade Coordenadora.
Em outubro de 2015, viu uma nova candidatura aprovada, sendo o IEFP - Instituto de Emprego e Formação profissional parceiro privilegiado, tendo aberto o GIP – Gabinete de Inserção profissional na sede da Associação.
Ainda no ano de 2015, de forma a assegurar um serviço de qualidade às crianças de Lordelo, a ADIL iniciou o fornecimento de refeições escolares aos dois Centro escolares da Cidade.
Em agosto de 2016 e após candidatura ao PO ISE, a ADIL viu a mesma aprovada, tendo iniciado a RLIS/SAAS – Rede Local de Intervenção Social, projeto que faz serviço de atendimento e acompanhamento social a todo o concelho de Paredes, tendo para tal postos de atendimento espalhado pelo mesmo.
No ano de 2019, em fevereiro, abriu uma nova Resposta, inovadora quer no concelho quer a novel nacional, com uma Casa de Alojamento de Emergência, cujo objetivo é abrigar pessoas que se encontram em situação de desalojadas, por um curto período. Tem capacidade para 6 pessoas em simultâneo

Esta entidade não é aderente oficial do Diretório Sector3. Se é o responsável por esta entidade registe-se aqui.