Diretório

CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia SOlidária, CRL.

A CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL fundada em 1999, tem sede na Ilha de S. Miguel, e as suas áreas de intervenção abrangem todo o território da Região Açores. Nasce no âmbito do Projeto de Luta Contra a Pobreza e pela criação de um programa para o desenvolvimento das empresas de inserção sócio-profissional dos Açores – O Projeto IDEIA, iniciado em 1999.


Integramos, desde o seu início, a Rede de Economia Solidária da Macaronésia constituída pelas Regiões Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira bem como, desde 2007, a Rede Nacional de Responsabilidade Social promovendo as diversas dimensões da Responsabilidade Social, sustentadas nos seus três pilares: o Social, o Económico e o Ambiental. A Cresaçor é, também, fundadora e impulsionadora da Rede de Responsabilidade Social das Empresas e Organizações dos Açores que conta atualmente com cerca de 25 Membros.

Como equipa multidisciplinar que intervém de forma integrada nas diversas áreas do desenvolvimento local e comunitário, temos como destinatários diretos das nossas ações dois públicos distintos: as organizações que constituem a Rede de Economia Solidária dos Açores, às quais prestamos consultoria nas mais diversas áreas, impulsionando a sua sustentabilidade e o trabalho social que realizam; e públicos em risco de exclusão, através da realização de ações promotoras da sua capacitação e autonomização.

Potenciamos o conceito de «Cooperação», através da máxima «A União faz a Força», sendo o trabalho em parceria uma das principais características das nossas iniciativas, bem como um dos objetivos enquanto promotores da Igualdade de Oportunidades e da Coesão Social.
   
Rua D. Maria José Borges n.137 Fajã de Baixo
9500-466 Ponta Delgada Açores
  • NIPC 512049718
  • Banco BPI
  • IBAN PT50-0010-0000-2115-1090-0013-7
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Cooperativa
  • A nossa missão é promover a Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região Açores, sustentando os valores da Cooperação, Identidade, Sustentabilidade, Local, Tradição, Cultura, Ambiente, Pessoas e tendo como objetivos gerais:
    Incrementar o acesso à educação, formação e à incubação do posto de trabalho, no âmbito do Mercado Social de Emprego e do acesso ao Microcrédito;
    Apoiar a criação e sustentabilidade de iniciativas de Economia Solidária, procedendo à promoção, valorização, comercialização e distribuição dos seus produtos;
    Prestar serviços de consultoria económico-financeira tendo por objetivo a sustentabilidade e autonomia particularmente das micro-empresas de inserção social.
  • Com enfoque na promoção e desenvolvimento de iniciativas de economia solidária, a atividade da CRESAÇOR norteia-se pelos seguintes princípios e valores:
    — Cooperação – «A união faz a força»;
    — Reivindicação social participada democraticamente;
    — Trabalho em Rede;
    — Potencialização de projetos e candidatura a Programas de apoio ao financiamento;
    — Investigação – Ação.
  • 1999
  • maio de 1999
  • Nº Associados
    25
  • Acção Social; Desenvolvimento Local; Formação Profissional; Serviços à Comunidade; Turismo e Restauração; Voluntariado;
  • Adultos; Comunidade em geral; Pessoas com deficiência; Desempregados; Famílias carenciadas; Imigrantes; Jovens; Outras Instituições; Reclusos e ex-reclusos;
  • Actividades Culturais; Actividades Ocupacionais; Atendimento Social e Psicológico; Centro de Formação; Distribuição Alimentar; Emprego Protegido; Empresa de Inserção; Formação Profissional; Inserção profissional; Transporte de Pessoas; Centro Comunitário; Ajuda Alimentar; Centro Atendimento; Equipa Intervenção Direta; Biblioteca;
  • Mesa de Assembleia Geral
    - Presidente: João Pimentel/Cooperativa Kairós
    - Vice Presidente: Francisco Ferreira/Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória
    - Secretário: Paula Lopes/Associação Alternativa
  • Conselho de Administração
    - Presidente: Célia Pereira/ ARRISCA
    - Primeiro Vogal: Nélia Viveiros/Associação de Juventude de Candelária
    Segundo Vogal: Dora Valadão/Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz das Flores
    Suplente: Gualberto Rita/Cooperativa de Economia Solidária de Pescadores da Ribeira Quente
  • Conselho Fiscal
    - Presidente: Mário Miranda/Associação Norte Crescente
    - Primeiro Vogal: Laudalino Rodrigues/Santa Casa do Divino Espírito Santo da Maia
    - Segundo Vogal: Maria Melo/Associação Sol Nascente

Gabinete de Apoio ao Migrante

O apoio prestado é desenvolvido em cooperação com diferentes parceiros estratégicos, no sentido de encontrar respostas/apoios para resolução de situações problemáticas e que põem em risco a inclusão dos migrantes na sociedade açoriana. Assim, o apoio prestado por este Gabinete traduz-se no acompanhamento de todo o tipo de processos burocrático desde da regularização documental ao reconhecimento de habilitações literárias e à atribuição de bolsas de estudo a estudantes imigrantes em situação de grave carência económica, bem como na procura ativa de emprego e na formação profissional.
O Gabinete fomenta iniciativas pedagógicas e culturais com o objetivo de promover a interculturalidade e a integração das comunidades migrantes na região Açores.

Imigrantes, Emigrantes e Refugiados .

Gabinete de Aconselhamento e Acompanhamento Técnico Especializado

Azores For All

A CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL., pioneira na implementação e promoção do turismo social e inclusivo nos Açores promove, desde 2005, a democratização do turismo nos Açores, oferecendo informações, serviços e atividades adaptadas aos residentes e turistas com ou sem necessidades especiais.

Turistas com ou sem necessidades especiais..

Postos de Turismo Cultural, em Ponta Delgada, e no Posto de Eco-Turismo, nas Sete Cidades. Bicicletas, Canoas, Joallette, Carrinha Adaptada, Jipe Tour, Jogos Adaptados, Tours Culturais, Guias.

Centro de Formação CO-EX

A CRESAÇOR foi reconhecida como entidade acreditada pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional (DREQP) desde Novembro de 2008, com o número de acreditação 425, nos seguintes domínios:

Conceção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos.
Organização e promoção das intervenções ou atividades formativas.
Desenvolvimento/execução de intervenções ou atividades formativas.

Instituições, Empresas, Escolas, Grupos, etc. .

.

CORES

Criado com o objetivo impulsionar e consolidar a Rede de Economia Solidária dos Açores.
Presta serviços de consultoria às Organizações cooperantes da CRESAÇOR, visando a promoção da sua sustentabilidade através da valorização, distribuição e comercialização dos produtos e serviços com Selo de Garantia CORES

Cooperadores da CRESAÇOR .

Serviços de Consultoria e Promoção dos Serviços

Criações Periféricas

A equipa das Criações Periféricas, desde 1997, tem procurado participar e contribuir de diversas formas e aos mais variados níveis na vida cultural e social da região onde se encontra sediada. Damos realce a formas alternativas de pensar e de comunicar, de interrelacionar ideias, inquietar estruturas vivenciais provocando o debate entre todos.

Cooperadores e Parceiros da CRESAÇOR, .

.

Gabinete da Qualidade

O Gabinete da Qualidade SICARO criado em 2004, no âmbito do projeto INTERREG III SICARO, visa apoiar a implementação e monitorizar os critérios da qualidade nas Organizações de Economia Solidária e nos projetos implementados pela Agência de Microcrédito, bem como animar periodicamente o Comitê da Qualidade, composto por todos os cooperantes.

Organizações de Economia Solidária e nos projetos implementados pela Agência de Microcrédito.

.

Gabinete de Aconselhamento ao Cidadão Endividado

A CRESAÇOR integra, na qualidade de entidade parceira do ISSA, a equipa que operacionaliza a UATE – Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento – medida criada pelo Governo Regional.
Esta Unidade visa orientar e aconselhar cidadãos e/ou agregados familiares em situação de endividamento e/ou sobreendividamento na resolução de problemas de foro financeiro.
A UATE é constituída por uma equipa multidisciplinar de técnicos com formação na área social e financeira, distribuídos por 3 pólos, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, de forma a dar resposta a todos os cidadãos da Região Açores.

cidadãos e/ou agregados familiares em situação de endividamento e/ou sobreendividamento.

.

Gabinete de Empreendedorismo e Microcrédito Bancário

Procura apoiar as pessoas a ultrapassar a sua situação de desemprego através da criação do próprio emprego, assegurando o apoio técnico na elaboração de candidaturas a diversos apoios e no acompanhamento técnico e burocrático que envolve a constituição de uma empresa.

A CRESAÇOR na qualidade de Agência de Promoção e Apoio ao Regime de Microcrédito na Região Autónoma dos Açores em parceria com o ISSA, a DRAIC e a DREQP, operacionaliza o Regime de Apoio ao Microcrédito Bancário

..

.

Museu Móvel

O Museu Móvel é um projeto sociocultural, que nasce em 2008, e tem como principal objetivo disponibilizar o acesso à cultura e ao conhecimento do património em várias comunidades da ilha de São Miguel. Este projeto assenta na parceria entre a CRESAÇOR e o Museu Carlos Machado, fomentando a harmonia entre a área social e cultural do Museu Móvel.

Todas as pessoas.

.

Quinta do Norte

A Quinta do Norte resulta de uma parceria institucional entre a Secretaria Regional da Solidariedade Social, a ARRISCA, a Associação Norte Crescente, a Associação Novo Dia, a Casa do Gaiato de São Miguel – Obra do Padre Américo nos Açores, a Cresaçor e a Tetrapi.
Para além das infraestruturas, a Quinta conta com uma área de 60 alqueires de terra, dedicados à pecuária e ao cultivo hortícola.
O trabalho de cooperação desenvolvido por este consórcio pretende aliar a multiplicidade de conhecimentos e respostas destas entidades à reabilitação de um espaço agrícola e aproveitamento das suas infraestruturas, com vista à criação de uma quinta pedagógica e comunitária.

Todas as pessoas.

.

  • Técnicos Internos
    • 3
    • 0
    • 0
    • 5
    • 29
  • 1
  • 3
  • Técnicos Externos
    • 0
    • 0
    • 0
    • 44
    • 3
  • 3
  • 0

Projeto Sertã Solidária 3 23

  • Pessoas Coletivas
    • 25
    • 0
    • 0
  • 0

Sem informação disponível