Diretório

CRESAÇOR - Cooperativa Regional de Economia SOlidária, CRL.

A CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL fundada em 1999, tem sede na Ilha de S. Miguel, e as suas áreas de intervenção abrangem todo o território da Região Açores. Nasce no âmbito do Projeto de Luta Contra a Pobreza e pela criação de um programa para o desenvolvimento das empresas de inserção sócio-profissional dos Açores – O Projeto IDEIA, iniciado em 1999.


Integramos, desde o seu início, a Rede de Economia Solidária da Macaronésia constituída pelas Regiões Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira bem como, desde 2007, a Rede Nacional de Responsabilidade Social promovendo as diversas dimensões da Responsabilidade Social, sustentadas nos seus três pilares: o Social, o Económico e o Ambiental. A Cresaçor é, também, fundadora e impulsionadora da Rede de Responsabilidade Social das Empresas e Organizações dos Açores que conta atualmente com cerca de 30 Membros.

Como equipa multidisciplinar que intervém de forma integrada nas diversas áreas do desenvolvimento local e comunitário, temos como destinatários diretos das nossas ações dois públicos distintos: as organizações que constituem a Rede de Economia Solidária dos Açores, às quais prestamos consultoria nas mais diversas áreas, impulsionando a sua sustentabilidade e o trabalho social que realizam; e públicos em risco de exclusão, através da realização de ações promotoras da sua capacitação e autonomização.

Potenciamos o conceito de «Cooperação», através da máxima «A União faz a Força», sendo o trabalho em parceria uma das principais características das nossas iniciativas, bem como um dos objetivos enquanto promotores da Igualdade de Oportunidades e da Coesão Social.
   
Rua D. Maria José Borges n.137 Fajã de Baixo
9500-466 Ponta Delgada Açores
  • NIPC 512049718
  • Banco Novo Banco dos Açores
  • IBAN PT50-0160-0100-0041-8280-0097-2
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Cooperativa
  • A nossa missão é promover a Economia Solidária e o Desenvolvimento Local e Comunitário na Região Açores, sustentando os valores da Cooperação, Identidade, Sustentabilidade, Local, Tradição, Cultura, Ambiente, Pessoas e tendo como objetivos gerais:
    Incrementar o acesso à educação, formação e à incubação do posto de trabalho, no âmbito do Mercado Social de Emprego e do acesso ao Microcrédito;
    Apoiar a criação e sustentabilidade de iniciativas de Economia Solidária, procedendo à promoção, valorização, comercialização e distribuição dos seus produtos;
    Prestar serviços de consultoria económico-financeira tendo por objetivo a sustentabilidade e autonomia particularmente das micro-empresas de inserção social.
  • Com enfoque na promoção e desenvolvimento de iniciativas de economia solidária, a atividade da CRESAÇOR norteia-se pelos seguintes princípios e valores:
    — Cooperação – «A união faz a força»;
    — Reivindicação social participada democraticamente;
    — Trabalho em Rede;
    — Potencialização de projetos e candidatura a Programas de apoio ao financiamento;
    — Investigação – Ação.
  • 1999
  • maio de 1999
  • Nº Associados
    33
  • Acção Social; Desenvolvimento Local; Formação Profissional; Serviços à Comunidade; Turismo e Restauração; Voluntariado;
  • Adultos; Comunidade em geral; Pessoas com deficiência; Desempregados; Famílias carenciadas; Imigrantes; Jovens; Outras Instituições; Reclusos e ex-reclusos;
  • Actividades Culturais; Actividades Ocupacionais; Atendimento Social e Psicológico; Centro de Formação; Distribuição Alimentar; Emprego Protegido; Empresa de Inserção; Formação Profissional; Inserção profissional; Transporte de Pessoas; Centro Comunitário; Ajuda Alimentar; Centro Atendimento; Equipa Intervenção Direta; Biblioteca;

Gabinete de Apoio a Migrantes

O apoio prestado é desenvolvido em cooperação com diferentes parceiros estratégicos, no sentido de encontrar respostas/apoios para resolução de situações problemáticas e que põem em risco a inclusão dos migrantes na sociedade açoriana. Assim, o apoio prestado por este Gabinete traduz-se no acompanhamento de todo o tipo de processos burocrático desde da regularização documental ao reconhecimento de habilitações literárias e à atribuição de bolsas de estudo a estudantes imigrantes em situação de grave carência económica, bem como na procura ativa de emprego e na formação profissional.
O Gabinete fomenta iniciativas pedagógicas e culturais com o objetivo de promover a interculturalidade e a integração das comunidades migrantes na região Açores.

Imigrantes, Emigrantes e Refugiados .

Gabinete de Aconselhamento e Acompanhamento Técnico Especializado

Agência AÇORES para TODOS - Animação Turística e Turismo Inclusivo

A CRESAÇOR – Cooperativa Regional de Economia Solidária, CRL., pioneira na implementação e promoção do turismo social e inclusivo nos Açores promove, desde 2005, a democratização do turismo nos Açores, oferecendo informações, serviços e atividades adaptadas aos residentes e turistas com ou sem necessidades especiais.

Turistas com ou sem necessidades especiais..

Postos de Turismo Cultural, em Ponta Delgada, e no Posto de Eco-Turismo, nas Sete Cidades. Bicicletas, Canoas, Joallette, Carrinha Adaptada, Jipe Tour, Jogos Adaptados, Tours Culturais, Guias.

Gabinete de Empreendedorismo, Formação e Microcrédito

O Gabinete de Empreendedorismo, Formação e Microcrédito contribui para a minimização das dificuldades de acesso ao financiamento, apoiando as pessoas em situação de desemprego a ultrapassar esta situação, seja pela via do autoemprego, seja através da formação certificada e da procura ativa de emprego.

Esta equipa operacionaliza a medida Microcrédito na RAA, promove e divulga o empreendedorismo social e inclusivo, bem como os sistemas de incentivo existentes. Promove formação certificada, oferece um acompanhamento personalizado de proximidade, elabora diversas candidaturas (MC, CPE-PREMIUM, Mercado Social de Emprego, Jovens +, entre outras) e dinamiza a INCUBAÇOR (incubadora de base social e inclusiva).

Instituições, Empresas, Escolas, Grupos, etc. .

.

Agência CORES - Cooperação Regional de Economia Solidária

Criado com o objetivo impulsionar e consolidar a Rede de Economia Solidária dos Açores.
Presta serviços de consultoria às Organizações cooperantes da CRESAÇOR, visando a promoção da sua sustentabilidade através da valorização, distribuição e comercialização dos produtos e serviços com Selo de Garantia CORES

Cooperadores da CRESAÇOR .

Serviços de Consultoria e Promoção dos Serviços

Produção Gráfica, Imagem e Identidade Cultural- Criações Periféricas

A equipa das Criações Periféricas, desde 1997, tem procurado participar e contribuir de diversas formas e aos mais variados níveis na vida cultural e social da região onde se encontra sediada. Damos realce a formas alternativas de pensar e de comunicar, de interrelacionar ideias, inquietar estruturas vivenciais provocando o debate entre todos.

Cooperadores e Parceiros da CRESAÇOR, .

.

Equipa para a Qualidade e Segurança Alimentar

O Gabinete da Qualidade SICARO criado em 2004, no âmbito do projeto INTERREG III SICARO, visa apoiar a implementação e monitorizar os critérios da qualidade nas Organizações de Economia Solidária e nos projetos implementados pela Agência de Microcrédito, bem como animar periodicamente o Comitê da Qualidade, composto por todos os cooperantes.

Organizações de Economia Solidária e nos projetos implementados pela Agência de Microcrédito.

.

Gabinete de Aconselhamento à pessoa endividada

A CRESAÇOR integra, na qualidade de entidade parceira do ISSA, a equipa que operacionaliza a UATE – Unidade de Aconselhamento Técnico a Cidadãos em Situação de Endividamento – medida criada pelo Governo Regional.
Esta Unidade visa orientar e aconselhar cidadãos e/ou agregados familiares em situação de endividamento e/ou sobreendividamento na resolução de problemas de foro financeiro.
A UATE é constituída por uma equipa multidisciplinar de técnicos com formação na área social e financeira, distribuídos por 3 pólos, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, de forma a dar resposta a todos os cidadãos da Região Açores.

cidadãos e/ou agregados familiares em situação de endividamento e/ou sobreendividamento.

.

Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural

A Plataforma Itinerante de Inclusão pela Cultura possibilita o acesso à Cultura a públicos em situação vulnerável e/ou de exclusão social na ilha de São Miguel. Em andamento, reforçam-se os laços entre mediadores e participantes – ao mesmo tempo que se desmontam preconceitos - relacionam-se vivências passadas e presentes e definem-se, divulgando, os elementos identitários de cada localidade.

Todas as pessoas.

.

Equipa Técnica de Intervenção Agroambiental - Educação, Formação e Inclusão

, visa contribuir para a promoção da agricultura biológica na RAA, através de uma estratégia que articula a inclusão social, a criação de emprego para pessoas com muito poucas habilitações e com baixos índices de empregabilidade, o reforço e a formação/capacitação de públicos desfavorecidos, a proteção do ambiente, a inovação nas práticas de produção e comercialização e a investigação de novas metodologias agrícolas na defesa do desenvolvimento sustentável.

Todas as pessoas.

.

À Janela – Com o apoio da Missão Continente

À Janela, um projeto da CRESAÇOR com o apoio da Missão Continente, surgiu em 2021 como resposta ao impacto que a pandemia de Covid-19 teve nas pessoas mais velhas da ilha de São Miguel. O isolamento imposto, ainda que as protegesse, espoletou um sentimento de solidão com repercussões na saúde mental e emocional destas pessoas. A forma pela qual a equipa da CRESAÇOR tentou combater estas consequências, considerando que os centros de convívio estavam encerrados, foi a de conversar com as pessoas à janela, mantendo a distância de segurança exigida.

StayON – a community-based and driven project

Este projeto foi implementado, através de consórcio, em sete países: Portugal, Grécia, Itália, Alemanha, Polónia, Irlanda e Eslovénia – Financiado pelo EEA e Noruega Grants para o Emprego Jovem. Em Portugal, foi desenvolvido pela CRESAÇOR, em parceria com 98 instituições locais, que ao longo de 2023 acompanhou 131 jovens, elevando para 287 o total de jovens, em situação NEET, (que não estudam, nem trabalham), dos 20 aos 29 anos de idade, residentes nas Ilhas de São Miguel e Terceira, acompanhados devido a este projeto.

Cultura de Segurança Alimentar na Economia Solidária dos Açores com o apoio do BPI – Iniciativa descentralizada social

Este projeto teve como objetivo principal promover uma cultura de segurança alimentar nas organizações e estimular a construção de novas dinâmicas alimentares. O projeto foi baseado em encontros formativos e de convívio destinados ao conhecimento mútuo dos hábitos, dos gostos e das práticas culturais relacionadas com a alimentação dos beneficiários das instituições envolvidas.

Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural, com o apoio do BPI e Fundação “la Caixa”

A Plataforma Itinerante de Integração Sociocultural surgiu com a intenção de facilitar o acesso à Cultura e dinamizar experiências culturais nos territórios rurais da ilha de São Miguel através da capacitação dos seus residentes socialmente inativos e vulneráveis, na valorização da riqueza cultural local.

Auroral

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia (Programa Horizon 2020), consiste num consórcio Europeu (Portugal, Noruega, Espanha, Grécia, Eslováquia, Suécia, Finlândia, Áustria, Itália e Bélgica), em 2023, a CRESAÇOR participou nas reuniões especificas do pacote de trabalhos nº 8, dedicado ao Investimento, efetuou diversos trabalhos de pesquisa acerca das necessidades das regiões piloto face a esta temática e marcou presença igualmente na reunião de assembleia geral do consórcio.

  • Técnicos Internos
    • 7
    • 0
    • 0
    • 10
    • 31
  • 1
  • 5
  • Técnicos Externos
    • 0
    • 0
    • 0
    • 80
    • 3
  • 3
  • 0

Projeto Sertã Solidária 4 23

  • Pessoas Coletivas
    • 33
    • 0
    • 0
  • 0

Sem informação disponível