CooLabora - Intervenção Social
Tem por missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção da igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social.
Tem três eixos centrais de intervenção: 1) Promoção da igualdade de género e combate à violência doméstica; b) Inclusão social de grupos desfavorecidos e; promoção da economia solidária e do emprego.
- NIPC 508439965
- Banco Montepio Geral
- IBAN PT50-0036-0011-9910-0036-9507-9
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Cooperativa
-
- A CooLabora é uma cooperativa de intervenção social criada em 2008. Tem por missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção da igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social.
-
- A CooLabora orienta a sua actuação segundo princípios éticos e socialmente responsáveis, nomeadamente:
na promoção da coesão social;
na defesa da igualdade de oportunidades;
na democracia e participação;
na aprendizagem colaborativa.
- A CooLabora orienta a sua actuação segundo princípios éticos e socialmente responsáveis, nomeadamente:
-
- 2008
-
- fevereiro de 2008
-
- Nº Associados
- 15
-
- Desenvolvimento Local; Serviços à Comunidade; Voluntariado;
-
- Comunidade em geral; Crianças; Famílias carenciadas; Jovens;
-
- Atendimento Social e Psicológico; Centro de Formação; Centro de Recursos; Formação Profissional; Inserção profissional; Outra; Grupo Auto-Ajuda; Centro Atendimento;
Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora presta:
Apoio psicológico
Encaminhamento Social
Informação Jurídica.
Os serviços do Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da CooLabora são gratuitos e confidenciais.
Horário de funcionamento:
Covilhã
Segunda a Sexta-Feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00*
Rua dos Combatentes da Grande Guerra, 62, R/CH (junto ao Jardim Público da Covilhã)
6200-020 Covilhã
Belmonte
Edifício da Santa Casa da Misericórdia
Terças-feiras das 14h30 às 17h30
* Pode solicitar atendimento em horário pós-laboral
Contactos:
Telefone: 275335427
Telemóvel: 963603300 (24 horas)
E-mail: apoiovitimacoolabora@gmail.com
Pessoas vítimas de violência doméstica ou de violência de género.
Parceria VZ e equipa técnica da CooLabora
Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
O projecto Violência Zero assegura a continuidade das iniciativas de prevenção e combate à violência de género que a CooLabora promove desde a sua criação. Tem 3 vertentes complementares: apoiar as vítimas, incrementar o nível de consciencialização da comunidade e promover a especialização de competências dos/as profissionais das organizações públicas e privadas da região, com intervenção nesta temática.
É apoiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através do POISE.
Quero Ser Mais
O Projecto Quero Ser Mais é financiado pelo Programa Escolhas e vem dar continuidade à intervenção para a inclusão social de crianças e jovens que vem sendo desenvolvida na freguesia do Tortosendo desde 2010.
Tem como objectivo geral contribuir para reforçar as competências pessoais e sociais das crianças e jovens do Tortosendo oriundas de famílias socio-economicamente vulneráveis e para melhorar os contextos desfavorecidos.
Feira de Trocas Troca a Tod@s
A Feira de Trocas é um espaço de encontro de prossumidores/as (conceito que reúne consumidores/as e produtores/as), que aceitam trocar entre si produtos ou saberes - de um pão caseiro a uma consulta jurídica, por exemplo - de forma directa ou com a mediação de uma moeda social denominada TEAR.
UBICOOL - voluntariado universitário por uma cultura de paz e não violência
Jovens estudantes da Universidade da Beira Interior voluntariam-se para integrar esta iniciativa desde 2011. Decorre nas escolas do concelho da Covilhã e tem periodicidade semanal ou superior. Centra-se na dinamização de jogos pedagógicos nos recreios das escolas ou em salas de aula, tendo em vista prevenir problemas como o bullying ou a violência no namoro, e reforçar a capacidade dos alunos e alunas de resolução não-violenta de conflitos.
Devo.L.ver
Consiste em um Gabinete de Apoio Psicológico e Psicoterapêutico com intervenção especializada e célere no impacto da violência doméstica nas crianças e jovens, amenizando as consequências/sintomatologia desenvolvidas face à expressividade destas vivências.
Funciona em estreita articulação com a Estratégia Territorial de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género e com a rede Violência Zero. É apoiado pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através do POISE.
Coolaboratório
É um projecto que pretende contribuir para o reconhecimento da importância dos direitos humanos na consolidação de uma sociedade mais justa, quer através da consciencialização e do empoderamento dos/as jovens tendo em vista potenciar o seu compromisso cívico, quer através da formação de públicos estratégicos. É financiado pelos EEA Grants, geridos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação Bissaya Barreto.
Elaboração de candidaturas
Consultoria Organizacional
Organização de acções de formação certificada
Organização de eventos
-
- Técnicos Internos
-
-
- 0
-
- 4
-
- 0
-
- 1
-
- 6
-
-
- 0
-
- 0
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 15
-
- 1
-
-
- 3
-
- 0
Dinamização de actividades e jogos nas escolas básicas e secundárias por uma cultura de paz e não violência. Vários (dinamização de sessões, acompanhamento de jovens em risco, etc.) | 20 | 50 |
-
- Pessoas Coletivas
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
-
- 15
DGERT | Actividade formativa |
L'Oréal | Fund for Women - Doação |
Prémio Sampaio da Nóvoa | Doação |
Associação Nacional de Direito ao Crédito | Doação |
Sem informação disponível