Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo
- Filomena Araújo
- Telefone 258839050
- Email geral@apcvc.pt
- Website http://www.apcvc.pt
- NIPC 516121332
- Banco BPI
- IBAN PT50-0010-0000-3701-5680-0016-8
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Associação
-
- A APCVC é uma Instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e situações neurológicas afins e outros de âmbito neuromotor do distrito de Viana do Castelo.
APCVC a reabilitação como marca de qualidade.
- A APCVC é uma Instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, cuja missão é dar resposta às necessidades da pessoa com paralisia cerebral e situações neurológicas afins e outros de âmbito neuromotor do distrito de Viana do Castelo.
-
- - Inclusão/inserção do cliente
- Comprometimento com a comunidade
- Trabalho em equipa multidisciplinar e transdisciplinar
- Melhoria contínua da qualidade dos serviços
- Inovação vocacionada para o cliente
- Ética e respeito na relação com o cliente; dignificação da pessoa com deficiência
- Promoção da qualidade de vida do cliente
- - Inclusão/inserção do cliente
-
- 2003
-
- janeiro de 2003
-
- Acção Social; Informação/Comunicação;
-
- Pessoas com deficiência;
-
- Ambulatório; Atendimento Social e Psicológico; Centro de Recursos; Centro Terapêutico; Hidroterapia; Hipoterapia; Intervenção Precoce;
Apoio em Regime Ambulatório - ARA
Apoio a crianças a partir dos seis anos, jovens e adultos com paralisia cerebral e situações neurológicas afins e outras de âmbito neuromotor em todos os concelhos do distrito, em regime ambulatório, numa dinâmica de intervenção de apoio ao nível psicossocial, educacional, na transição para a vida ativa, no posto de trabalho e na reabilitação neuro-motora.
Crianças, jovens e adultos com paralisia cerebral e situações neurológicas afins e outras de âmbito neuromotor do distrito de Viana do Castelo, a partir dos 6 anos..
Áreas profissionais:
Fisioterapia
Terapia Ocupacional
Terapia da Fala
Psicologia
Serviço Social
Departamento médico:
Medicina Física e Reabilitação
Pediatria do desenvolvimento
Neuropediatria
Ortopedia
Neurologia
Cirurgia Pediátrica
Projeto de Apoio às Escolas/C.R.I.-Centro de Recursos Para a Inclusão
Projeto de Apoio às Escolas ou Centro de Recursos para a Inclusão. Foram elaborados planos de ações com 2 agrupamentos de escolas:
Monção e Paredes de Coura
Crianças com NEE sinalizadas pelos agrupamentos..
A equipa da APCVC é composta por:
uma Terapeuta Ocupacional,
uma Terapeuta da Fala,
uma Fisioterapeuta
uma Psicóloga
Acordo de Cooperação de Intervenção Precoce na Infância-ELI
Neste Sistema são instituídos três níveis de processos de acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da criança e da adequação do plano individual para cada criança, ou seja, o nível local das equipas multidisciplinares com base em parcerias institucionais, o nível regional de coordenação e o nível nacional de articulação de todo o sistema. Para se atingir este objetivo, o SNIPI é desenvolvido através da atuação coordenada dos Ministério da Solidariedade e Segurança Social, Ministério da Saúde e Ministério da Educação e Ciência, com envolvimento das famílias e da comunidade.
O acordo é para apoiar 80 crianças dos zero aos seis anos de idade, dos concelhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. .
A equipa constituída por
uma terapeuta da fala
uma terapeuta ocupacional
fisioterapeuta
psicóloga
Projeto de Apoio à Família - "Dente de Leão"
realizado durante o período das interrupções letivas, pretende proporcionar a um grupo de clientes do Centro de Reabilitação, uma ocupação programada de atividades lúdicas e recreativas diversificadas e permitir aos seus cuidadores a manutenção da sua rotina profissional.
crianças e jovens dentro da escolaridade obrigatória..
Uma educadora de infância e número variável de auxiliares de educação em função do número de crianças e jovens.
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
CACI da APCVC situa-se na Rua de Santa Martinha n.º 17 rés-do-chão, em Santa Marta de Portuzelo e possui acordo de cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, com uma capacidade de 30 clientes.
Destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, cujas capacidades e características não permitam, de forma temporária ou permanente, a continuidade do percurso escolar/formativo ou o exercício de uma atividade profissional..
Uma equipa alargada de colaboradores, 1 assistente social, 1 psicólogo, 2 terapeutas ocupacionais e 1 terapeuta da fala, 3 monitores 6 ajudantes de ação direta e três monitores, 2 auxiliares de serviços gerais.
Centro de Apoio à Vida Independente
O CAVI Viana do Castelo iniciou funções em a 22/01/2019. Modelo de Apoio à Vida Independente, disponibilizando um serviço de assistência pessoal, ajustado às necessidades das pessoas com deficiência ou incapacidade, de forma a contribuir para a efetivação do seu direito a viver de forma independente.
-
- Técnicos Internos
-
-
- 2
-
- 3
-
- 14
-
- 0
-
- 32
-
-
- 0
-
- 2
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
-
- 1
-
- 0
Sem informação disponível
Sem informação disponível