Diretório

Espaço t

O Espaço – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, nasceu em 1994 e é desde 1998, uma IPSS com fins de saúde. O trabalho que é desenvolvido diariamente nas instalações desta Instituição agrega diferentes áreas de intervenção inter-relacionadas: - Os ateliês de expressão artística, complementados por um acompanhamento psicológico diário; - O departamento de emprego que assegura a inserção profissional; o departamento de FORMAÇÃO e projectos acreditado pela DGERT; - As Brigadas Espaço t, que leva as actividades desta Instituição a outras realidades; - E a linha urgência Espaço t de apoio a indivíduos em situações limite. Actividades que sejam um meio de promoção para o desenvolvimento positivo da auto-estima e do auto conceito das pessoas que procuram o Espaço t. Actualmente conta com cerca de 300 utentes. O Espaço t, e o “t” significa todos (as), é um espaço aberto que não se restringe a um grupo delimitado, tendo unicamente como alvo o ser humano.
   
Rua do Vilar, 54 Porto
4050-625 Porto Porto
  • NIPC 503532479
  • Banco Montepio
  • IBAN PT50-0036-0407-9910-6000-5881-6
  • Consignação 0,5% IRS

BI da Instituição

  • Associação
  • O trabalho do Espaço t baseia-se em dois grandes vectores:
    Enquadramento do indivíduo em actividades artistico-culturais e/ou formativas (formais ou não formais), de modo a estimular as capacidades expressivas e desenvolver o investimento em si próprio.

    Promover a mudança social, com vista à aceitação da diferença pela sociedade, utilizando, para isso, a divulgação da cultura Espaço t.

    Objectivo: Modificar as atitudes, os valores e as aptidões, promovendo uma mudança positiva do estilo de vida, desenvolvendo a auto-estima e o auto-conceito.
  • O Espaço t surge num contexto social no qual a necessidade de novos instrumentos no combate à exclusão se torna premente.

    Um grupo de profissionais das áreas da saúde e das artes mobilizaram conhecimentos e sobretudo muito empenho para a criação de uma realidade sustentada por um objectivo primordial: o combate à exclusão social adoptando a arte, linguagem das emoções, como um instrumento privilegiado de comunicação.

    Assim, em 1994, nasceu o Espaço t – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, desde Março de 1998, uma Instituição Particular de Solidariedade Social com fins de saúde.

    Ao fomentar a criatividade como linguagem comum, o Espaço t pretende despertar nos seus (suas) alunos(as) uma participação social activa, consciente e livre. Desta forma, o trabalho que é desenvolvido diariamente nas instalações desta instituição agrega diferentes áreas de intervenção interrelacionadas.


    Realizamos actividades que pretendem ser um meio de promoção para o desenvolvimento positivo da auto-estima e do auto-conceito das pessoas que procuram o Espaço t.

    Mas quem são estas pessoas? Sobretudo são aquelas que, quer por doença, física ou mental, quer por qualquer outro motivo, estão emocionalmente fragilizadas, e todas aquelas que simplesmente querem aprender uma nova linguagem artística.

    Actualmente conta com cerca de 500 alunos, alguns com problemas de toxicodependência, outros seropositivos, outros portadores da síndroma de Down, doentes do foro psiquiátrico e também os ditos "normais".

    Interessa contudo salientar que o Espaço t, e o “t” significa todos, é um espaço aberto que não se restringe a um grupo delimitado, tendo unicamente como alvo o ser humano.
    O Espaço t fomenta relações de confiança duradouras assentes no princípio da seriedade e cumprimento dos vectores acima mencionados;

    Acredita que o que faz, influencia a qualidade de vida das pessoas. Por isso os colaboradores sentem-se motivados no trabalho realizado;

    A mudança contínua que assegura a melhoria da organização, depende do esforço, dedicação e vontade de cada um. Para isso promove o rigor e a exigência com os colaboradores e com os outros.

    “Se cada um de nós melhorar um pouco todos os dias, temos a garantia de que cada vez seremos melhores, serviremos melhor o nosso público e teremos cada vez mais motivação naquilo que fazemos.”

    Jorge Oliveira, Presidente do Espaço t
  • 1994
  • setembro de 1994
  • Nº Associados
    230
  • Acção Social; Artes do Espectáculo; Artes Visuais; Cultura; Desenvolvimento Local; Distribuição Produtos; Educação; Formação Profissional; Informação/Comunicação; Saúde;
  • Adultos; Comunidade em geral; Crianças; Pessoas com deficiência; Desempregados; Famílias carenciadas; Gravidas puérperas; Idosos; Imigrantes; Jovens; Outras Instituições; Sem abrigo; Tóxicodependentes;
  • Actividades Culturais; Actividades Ocupacionais; Atendimento Social e Psicológico; Centro ATL; Centro Convívio; Centro de Dia; Centro de Formação; Centro Terapêutico; Emprego Protegido; Formação Profissional; Inserção profissional; Intervenção Precoce;