CAID - Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, CIPRL
Com um foco na promoção da autonomia e na integração social e profissional dos seus utentes, a CAID desenvolve uma série de atividades e programas voltados para a capacitação e apoio contínuo. A missão da CAID é proporcionar um ambiente inclusivo e de suporte onde as pessoas com deficiência possam desenvolver as suas capacidades, adquirir novas competências e preparar-se para uma vida mais independente e integrada na sociedade. A visão da CAID é ser uma referência na inclusão social e profissional de pessoas com deficiência, promovendo a igualdade de oportunidades e a valorização das capacidades individuais de cada utente.
A CAID desenvolve a sua atividade proporcionando várias respostas sociais de enorme relevo face à realidade e necessidades locais, nomeadamente:
- Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão
- Residência de Autonomização e Inclusão
- Formação Profissional
- Bolsa de Serviços
- Apartamentos de Autonomia
A CAID tem vindo a desenvolver e implementar diversos projetos de inovação social, alargando o âmbito da sua atuação e as respostas oferecidas à comunidade.
As várias atividades são desenvolvidas no seu Edifício Sede, no Polo de Formação e Bolsa de Serviços, e nas Residências de Autonomização e Inclusão, estando em fase de construção um novo Polo.
A CAID tem vindo a desenvolver um trabalho de enorme relevância, sempre numa perspetiva de melhoria contínua na busca da excelência na prestação dos seus serviços a este público tão especial e merecedor de tudo o que de melhor lhes possamos dar. Para além das respostas sociais típicas, a CAID vem-se pautando pelo desenvolvimento de projetos e respostas focadas nas necessidades constatadas no seu dia a dia, tentando dessa forma inovar e impactar de forma mais efetiva. É exemplo o projeto "Bolsa de Serviços de Catering", cujo mérito foi já reconhecido pelos apoios tanto do Portugal Inovação Social como da Fundação Montepio. A CAID tem também vindo a alargar o seu âmbito e públicos-alvo, através de projetos como "Mente Aberta", com foco na Saúde Mental, e "Apoiar quem Cuida", voltado para os cuidadores informais, ambos apoiados pelo PRR. Adicionalmente, e a convite da Câmara Municipal de Santo Tirso, a CAID irá assumir o papel de Entidade Coordenadora Local da Parceria do CLDS 5G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), cujos eixos a intervir seráo o 1 (Emprego, formação e qualificação) e o 4 (Desenvolvimento Social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção).
- Fernando Vale
- Telefone 252850230
- Email geral@caid.pt
- Website http://www.caid.pt
- NIPC 504788078
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Cooperativa
-
- 1999
-
- fevereiro de 1999
-
- Acção Social; Desporto e Lazer; Formação Profissional; Serviços à Comunidade;
-
- Pessoas com deficiência;
-
- Actividades Ocupacionais; Formação Profissional; Prática Desportiva; Apartamento de Autonomização; Residência;
CACI - Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão
O CACI é uma resposta social de base comunitária, atualmente com uma regulamentação centrada em novos desafios, como a promoção da autonomia, da vida independente, da qualidade de vida, da valorização pessoal, profissional e da inclusão social, na concretização dos princípios e valores preconizados nos instrumentos legais nacionais e internacionais que enquadram os direitos das pessoas com deficiência.
Destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18 anos, que não possam por si só, temporária ou permanentemente, dar continuidade ao seu percurso formativo ou exercer uma atividade profissional, ou ainda que se encontrem em processo de inclusão socioprofissional, designadamente entre experiências laborais.
70.
29
RAI - Residência de Autonomização e Inclusão
As Residências de Autonomização e Inclusão (RAI) 1 e 2 são respostas de alojamento residencial temporário ou permanente, desenvolvidas em apartamentos que correspondem a uma tipologia de habitação similar à familiar e encontram-se inseridas numa área residencial da comunidade. Neste momento respondem a um total de 10 jovens e adultos com deficiência que, mediante um apoio mínimo, possuem capacidade de viver autonomamente.
10.
7
Formação Profissional
No âmbito da resposta de Formação Profissional temos como objetivo continuar a dinamizar os cursos de formação profissional que têm como objetivo qualificar e criar oportunidades de integração socioprofissional. Esta é uma resposta que decorre da candidatura ao POISE - Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego, mais especificamente à medida “Inclusão ativa de população com deficiência/incapacidade - Qualificação de pessoas com deficiência e ou incapacidade” (TO-3.01).
21.
6
Sem informação disponível
Sem informação disponível
Sem informação disponível