Notícia

Comunidade Vida e Paz

“Unidade Integrativa para Pessoas em Situação de Sem-abrigo”

Nova resposta em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa

Tendo presente a realidade do número de pessoas em situação de sem-abrigo (PSSA), bem como a mudança dos seus perfis, a Comunidade Vida e Paz em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, vai inaugurar uma nova resposta de apoio à população em situação de sem-abrigo, designada “Unidade Integrativa para Pessoas em Situação de Sem-abrigo” (UIPSSA).

Trata-se de um programa que se desenvolve em regime residencial, com capacidade para acolher 40 pessoas em simultâneo, que tem em vista o desenvolvimento de autonomia e competências sociais, perdidas ao longo do tempo passado na rua. Com a definição de um plano de desenvolvimento individual, os utentes terão acompanhamento social personalizado por parte dos técnicos sociais da Comunidade Vida e Paz.

É importante referir que esta Unidade introduz alguns aspetos que a diferenciam de algumas respostas, precisamente para melhor se adaptar aos perfis. Irá permitir acolher pessoas do sexo masculino e feminino, assim como serão permitidos os animais de estimação das pessoas que integrarem a resposta, evitando, portanto, uma separação.

O projeto encontra-se, em parte, financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, no entanto, a Comunidade terá que investir o restante montante. Desta forma, apelamos a solidariedade de todos por meio de donativos em espécie ou donativos monetários através do IBAN PT50 0036 0185 99100007854 76.

Esta resposta de acolhimento vem somar-se a dezenas existentes na cidade, complementando a diversidade de apoios sociais da Comunidade Vida e Paz e da CML.