Dote 2015 atribuído à APCL e à Fundação CEBI
Donativo anual atribuído - ex aequo - à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e à Fundação CEB
Este ano o donativo anual do Diretório Sector 3 é atribuído - ex aequo - à Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa e à Fundação CEBI, duas das mais prestigiadas instituições a operar em Portugal nas suas áreas de especialidade.
Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL)
Condecorada pelo Presidente da República como Membro Honorário de Mérito em 2012, a APCL foi, no longínquo ano de 1960, a primeira associação de pais e de técnicos para pessoas com deficiência a ser criada em Portugal. Depois de nos primeiros anos ter funcionado em instalações precárias e provisórias, em 1965 a Fundação Calouste Gulbenkian financiou o projeto, a execução e o equipamento do primeiro Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral (CRPCCG) existente no país, ainda hoje considerado um modelo – tanto em espaços como em funcionalidade - bem como a formação e especialização do pessoal técnico. A partir de 1974, a APCL sentiu a necessidade premente de descentralizar os apoios técnicos de reabilitação e alcançar uma maior e mais eficaz integração no ensino regular. Foi então que se começaram a criar os sucessivos Núcleos Regionais, primeiro no Porto e em Coimbra, mas depois, pouco a pouco, por todo o país: Beja (1981), Viseu (1982), Faro (1982), Vila Real (1983), Braga (1986), Évora (1991), Madeira (1992), Guimarães (1993), Alentejo Litoral (2000), Leiria (2002), Viana do Castelo (2004), e Castelo Branco (2006). O número de sócios de todos os Núcleos é superior a 15.000, sendo atendidas nos diversos equipamentos sociais mais de 5.000 pessoas. Entretanto, estes núcleos converteram-se em associações autónomas, integrando hoje uma federação nacional (FAPPC). Mas na região de Lisboa, a própria APCL, paralelamente, continuou a desenvolver-se, criando sempre novas respostas sociais à medida das necessidades, nomeadamente, a Escola de Ensino Especial (CRPCCG), o Centro de Atividades Ocupacionais (Espaço 7 Ofícios e CRPCCG, para os que deixavam as atividades escolares e não seguiam carreiras profissionais), o Centro de Formação Profissional (Espaço 7 Ofícios e CNB Costa), o Apoio Domiciliário (assistência e apoio às famílias, em especial as mais idosas), e os Lares Residenciais (Centro Belmar da Costa, Casa do Tejo e Casa do Saldanha).
Os primórdios da Fundação CEBI remontam ao ano de 1968, quando um grupo de voluntários se organizou em torno da Paróquia de São Pedro de Alverca e realizou uma colónia de férias para crianças e jovens. Dado o sucesso desta ação e a constatação da necessidade, foi criado, nesse mesmo ano, o Jardim de Infância da Paróquia de S. Pedro de Alverca. É por volta de 1974 que José Álvaro Vidal surge como o líder natural para levar por diante uma tal obra que, anos mais tarde, viria a tornar-se num autêntico pilar de apoio a toda a comunidade de Alverca. Em 1982, o CEBI – Centro de Bem Estar Infantil de Alverca (IPSS) tendo por objetivo contribuir para a promoção e auxílio da população da Freguesia de Alverca, passa de uma intervenção de natureza exclusivamente socioeducativa, para uma intervenção mais ampla, de âmbito comunitário. Na década de oitenta a Instituição passou a ter Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, como resposta social no apoio a idosos. Foi ainda criado nessa época um Serviço de Fisioterapia acessível à população da região, alargando a intervenção aos domínios da saúde. Em 1990, numa perspetiva de educação integrada, global e contínua, deu-se início às atividades do Externato, na altura lecionando apenas o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico – hoje frequentam o Colégio José Álvaro Vidal mais de 1.500 crianças, desde a Creche até ao 9º ano de escolaridade. Logo no ano seguinte, é inaugurado o Lar de Idosos. Em 1995, a CEBI foi constituída como Fundação. Nesse mesmo ano, é criado o Centro de Emergência Social, uma unidade de acolhimento temporário de crianças em risco de ambos os sexos, com idade até aos 12 anos, vítimas de violência ou abandono. Em 2002 é inaugurado o Centro de Recursos da Ericeira, oferecendo respostas sociais nas áreas da educação e ação social. Em 2006, a Clínica de Medicina Física e Reabilitação da Fundação CEBI é uma das primeiras clínicas do país a obter a certificação de qualidade Norma Portuguesa EN ISO 9001:2000. Em 2009, O Projeto Educativo Global, do Colégio José Álvaro Vidal da Fundação, foi distinguido com o prestigiado Prémio Gulbenkian Educação.
São estas enormes Obras Sociais - ambas fiéis aderentes ao Diretório Sector 3 desde a primeira hora - que homenageamos mediante atribuição do nosso Dote 2015, no montante simbólico e unitário de 1.500 euros.
Dois casos de excelência na Inovação e no Empreendedorismo Social de há 50 anos atrás.