Prémio

Dote IPSS 2012 atribuído ao Chapitô e ao Espaço t

O prémio da Sector 3 deste ano é atribuído, ex aequo, ao Chapitô e ao Espaço t.

Duas IPSS, uma da Capital, outra da Invicta, ambas pertencentes ao Directório Sector 3, que nos inspiram sempre, que nos ensinam todos os dias sobre como praticar o bem através das artes, como promover a integração social pela cultura e criatividade.

O Chapitô - Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, com tantos galardões quanto os seus trinta anos de história, quase que dispensaria apresentações. A sua Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo ainda agora mereceu o prémio “Bolsas Sociais EPIS 2012”. E também o “Minuto Solidário” que o Montepio acaba de lhe conferir muito justamente. Porque todas as distinções serão poucas para distinguir uma grande obra como esta do Chapitô - Escola de Circo, Companhia e Animações – assim lhe confiamos este nosso pequenino dote.

O 7º Congresso Internacional recentemente promovido pelo Espaço t, no âmbito das comemorações dos seus 18 anos de atividade, teve por mote “A Felicidade”. De facto, um tema bem à sua imagem e semelhança, pois se há matéria em que o Espaço t é perito, que domina como poucos, é precisamente este de restituir alegria e prazer na vida a centenas de pessoas à margem da sociedade. Numa altura de extremas dificuldades económicas por que atravessa o Espaço t, a atribuição agora deste dote reveste-se de particular significado.

Mil euros doados a cada uma destas distintas IPSS. Como diz o slogan desta iniciativa da Sector 3, “um estímulo para enxotar as dificuldades do presente e agarrar os desafios do futuro”. E para o ano que vem, se ainda houver a divisa do euro, haverá também o Dote IPSS 2013.

Parabéns ao Chapitô e ao Espaço t!