Notícia

Fundação CEBI

Fundação CEBI aposta nas áreas STEAM

São já três anos de aposta por parte da CEBI.

A Educação é um dos pilares da Fundação CEBI e, desde 2020, que o Colégio José Álvaro Vidal aposta no Projeto STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, nas siglas em inglês).

Desenhado para realizar uma abordagem moderna e interdisciplinar à inovação e investigação, esta é uma nova estratégia de ensino que visa preparar os alunos para o futuro, através de ferramentas inovadoras e criativas, do estímulo do pensamento crítico, bem como da promoção do trabalho conjunto.

Segundo Sandra Freitas, Coordenadora Pedagógica do Pré-Escolar do Colégio José Álvaro Vidal, o STEAM “trouxe-nos o início da robótica e da programação. Estamos a começar devagar, mas já temos robôs nas escolas, alunos a programar, o pré-escolar também trabalha com programação – com “Iniciação ao Pensamento Computacional e Robótico” – os 2.º e 3.º ciclos já fizeram, este ano, algumas pequenas atividades interessantes, com recurso a materiais comprados, ao abrigo do projeto”.

Internacionalização: uma aposta que veio para ficar

Desta década de mobilidade internacional, fizeram parte os projetos “Awesome Children Tales“, “CLEVER – Children Learn English Very Easily and Rejoyce“, “Learn To Play“, “SPRINT – School Partnership Realising Integration of New Technologies” e “STEAM – Science, Technologies, Engineering, Arts and Maths“.

Deste modo, Sandra Freitas defende que, ao expor a Escola a novas culturas e a novas aprendizagens, todos ficamos mais ricos e é por isso que a aposta na internacionalização “não pode não acontecer”.