VOARTE
VOARTE destaca os festivais/mostras/encontros, totalizando 50 edições
> InShadow - Lisbon ScreenDance Festival (2009-2022)
> InArt – Community Arts Festival (2010-2022)
Festivais anteriores de programação regular:
> Lugar à Dança – Festival Internacional em Paisagens Urbanas 1998-2012
> ARTE NONSTOP - Mostra Internacional 2000-2005
> Coimbra Dança 2003-2007
A CiM – Companhia de Dança detém um repertório de 14 espectáculos, apresentados, nacionalmente, em mais de 35 cidades, e, a nível internacional, em 14 países, envolvendo mais de 100 artistas, com e sem deficiência. Na formação realizou mais de 50 workshops, com mais de 2500 participantes, um percurso longo e recompensador, de conquistas partilhadas com mais de 300 mil espectadores.
Na difusão e incentivo à criação independente, a VOARTE apoiou 35 obras integrando 150 artistas, apresentadas 95 vezes em 22 países da Europa e Américas do Sul e em mais de 40 cidades nacionais. 25.140 espectadores
Na área do cinema, a VOARTE funciona como plataforma de produção, difusão, formação e programação. Produziu acima de 50 filmes nos géneros Documentário, Experimental, Ficção, Instalação, Vídeo-Arte e Vídeo-Dança.
Ao longo dos anos no âmbito das práticas artísticas, destacamos a realização do primeiro espectáculo de dança em Portugal a usar áudio-descrição (O Depois, 2010), o recurso pioneiro à LGP – Língua Gestual Portuguesa dentro do espectáculo e processo criativo (O Nada, 2012), a inclusão de pessoas com deficiência visual nas artes performativas (Edge, 2013, 2016), a inclusão de 65 crianças, com e sem deficiência, em palco num espectáculo multidisciplinar (Eu Maior, 2017) e o uso vanguardista de Teatro Bilingue Inclusivo nas artes performativas (3,50 x 2,70, 2019).
Em 2014, foi distinguida com o Prémio Nacional de Inclusão na categoria Cultura, Desporto e Lazer, pelo trabalho desenvolvido ao nível da criação, inclusão, formação e programação cultural e artística transdisciplinar. Em 2015, recebeu o Prémio Acesso Cultura na categoria Acessibilidade Intelectual, que a distinguiu pelo trabalho desenvolvido na área da inclusão artística e da acessibilidade nas artes performativas. Em 2016, foi distinguida com uma menção Honrosa do BPI CAPACITAR, pelo trabalho que desenvolve com a CiM – Companhia de Dança. Em 2017, foi destacada para o Top 10 Europeu das Melhores Práticas Artísticas Inclusivas no âmbito do projecto europeu Un-Label. A VOARTE/CiM foi uma das 10 entidades selecionadas a integrar o manual “Innovation Diversity– New Approaches of Cultural Encounter” que referencia as melhores práticas artísticas inclusivas.
- NIPC 504264400
- Banco Millenium
- IBAN PT50-0033-0000-0001-7869-6320-5
- Consignação 0,5% IRS
BI da Instituição
-
- Associação
-
- A Associação Vo’Arte tem por objectivo promover o desenvolvimento e a divulgação das artes performativas nomeadamente no campo da dança, do teatro, da música, do circo, dos audiovisuais, das artes plásticas e das artes cénicas.
Através, designadamente, da promoção, apoio, produção, realização, criação e montagem de projectos e ou espectáculos.
Fomentar o aperfeiçoamento profissional e artístico dos seus associados apoiando à criação e difusão das suas obras.
Divulgar, promover e apoiar iniciativas de instituições ou grupos independentes de jovens artistas.
Promover o intercâmbio com associações ou organizações similares nacionais e estrangeiras através da organização de Festivais, Encontros, Congressos, Workshops, etc.
Apoiar e publicar edições, produção de filmes e vídeos e quaisquer outras formas de criação e difusão artística.
* São associados efectivos profissionais, amadores, amigos e curiosos das artes performativas (dança, teatro, música, circo, audiovisuais, artes plásticas e artes cénicas), admitidos como tal a fazer parte da Associação Vo’Arte.
- A Associação Vo’Arte tem por objectivo promover o desenvolvimento e a divulgação das artes performativas nomeadamente no campo da dança, do teatro, da música, do circo, dos audiovisuais, das artes plásticas e das artes cénicas.
-
- 1998
-
- março de 1998
-
- Nº Associados
- 100
-
- Artes do Espectáculo; Cultura; Educação; Formação Profissional;
-
- Adultos; Comunidade em geral; Crianças; Pessoas com deficiência; Desempregados; Famílias carenciadas; Idosos; Jovens; Outras Instituições;
-
- Actividades Culturais; Actividades Ocupacionais; Centro de Formação; Formação Profissional; Inserção profissional;
Geração SOMA
Este projecto é sobre uma geração, na qual cabem os mais pequenos. As crianças, e a sua grandeza, são a fonte de inspiração do projecto!
Geração SOMA procura sensibilizar crianças, bem como toda a comunidade, das escolas públicas para a importância da inclusão e acessibilidade através da arte e do seu papel a nível artístico, pedagógico, terapêutico e integrativo de comunidades. Pretende também fomentar o combate à exclusão social relativa às comunidades com menos oportunidades de participação.
-
- Técnicos Internos
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
- 3
-
- 5
-
-
- 0
-
- 1
-
- Técnicos Externos
-
-
- 0
-
- 1
-
- 0
-
- 9
-
- 6
-
-
- 2
-
- 4
-
- Pessoas Coletivas
-
-
- 0
-
- 0
-
- 0
-
-
- 100
n/a | n/a |
APCL | apoio logistico |
n/a | n/a |
n/a | n/a |
BPI Capacitar 2016 | menção honrosa |
Sem informação disponível
Sem informação disponível