Notícia

ENCONTRAR+SE - ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL

IrROMPER

Espectáculo dias 3, 9 e 16, Centro Paroquial de Aldoar

Data de Início:

Data de Fim:


Nos dias 3, 9 e 16, às 18h no Centro Paroquial de Aldoar, será apresentado o espectáculo IrROMPER - a peça central do projecto ROMPER, iniciado em abril de 2021. No dia 10/10, às 18h será feito o lançamento do documentário sobre o desenvolvimento deste espetáculo.

Este projeto põe em interacção as práticas da criação artística teatral e a promoção da saúde mental, procurando fomentar o diálogo em torno destes temas na sociedade civil.

O projeto tem como eixo central a criação de um espectáculo teatral com um grupo de utentes da ENCONTRAR+SE, pertencentes ao grupo de teatro e/ou grupo Vozes de Esperança ao qual se juntarão dois atores e uma equipa de criadores profissionais. O espetáculo terá uma vertente de inspiração documental cuja base serão as narrativas contadas na primeira pessoa com que o grupo Vozes de Esperança se tem apresentado publicamente; uma vertente ficcional construída pelos atores e uma vertente híbrida construída pelos elementos do grupo de teatro da ENCONTRAR+SE que construirão personagens ficcionadas a partir das suas narrativas pessoais. Percorrendo este espectro de possibilidades criativas entre a realidade e a ficção, pretende-se aprofundar interfaces entre as problemáticas da criação artística e da Saúde Mental, por um lado, contribuindo para o empoderamento dos utentes que se tornam assim protagonistas da sua própria história, por outro, reintroduzindo uma tradição artística de questionamento crítico em torno das fronteiras ontológicas entre a doença mental, a criatividade e a criação artística. 

A participação é gratuita.

Para mais informações sobre o programa e reservas de lugar:

reservas.apuro@gmail.com

960 252 122