Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

Construção de 4 novas Escolas

Moçambique

Foi lançada a primeira pedra na construção de quatro novas escolas para 3.000 crianças!

Hoje a maioria das crianças em Portugal já regressou às aulas e é difícil imaginar os nossos filhos, netos, sobrinhos, numa escola sem teto, paredes, abrigo, conforto.

Para mudar a realidade das crianças em Moçambique, a Oikos iniciou a construção de quatro escolas de construção resiliente e resistente a desastres naturais na província de Manica. No total serão 19 salas de aula, casas para 40 professores, blocos sanitários e três furos de água para garantir uma maior higiene e saneamento para toda a comunidade.

Também já foram distribuídos novos materiais escolares para alunos e professores e as raparigas, em especial, receberam ainda kits sustentáveis para higiene menstrual.

Os telheiros que vê nestas imagens são as atuais “salas” que restaram após a passagem do ciclone IDAI, onde milhares de escolas foram totalmente destruídas e muitas continuam assim mesmo. Em breve, darão lugar a escolas dignas e seguras!

Projeto com apoio técnico UN-Habitat Moçambique , parceria Associação Luarte- ONG e Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano  . Financiamento UNICEF e European Commission .

Desejamos um bom regresso às aulas para todas as crianças, famílias e professores.