Notícia

VOAHR Interior - Curso de Gestão de Voluntariado

alargamento a mais ONG

O projeto VOAHR Interior – Capacitação em Voluntariado – vai alargar o acesso ao curso de Gestão de Voluntariado online a mais profissionais, dirigentes e voluntários/as (com funções de gestão de equipas/voluntariado) de organizações sem fins lucrativos que atuam ou têm beneficiários/as em territórios de baixa densidade populacional (classificação da Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2020), assim como nas regiões autónomas insulares ultra-periféricas.

O curso de Gestão de Voluntariado do projeto VOAHR Interior/Pista Mágica pode ajudar a criar um Programa de Gestão de Voluntariado de forte impacto, sendo que estes profissionais, dirigentes e voluntários/as terão a possibilidade de aceder aos conteúdos e materiais do curso online, através da plataforma de formação.

São 11 módulos com suportes teóricos e práticos + vídeos explicativos + biblioteca sobre voluntariado + áudio das videoconferências do projeto VOAHR Interior + outros conteúdos programáticos como “Gestão Emocional e Burnout no Voluntariado”, “Fazer Voluntariado em tempos de Covid-19” e “Gestão de Voluntariado em tempos de Covid-19”.

O curso ficará disponível entre 1 de julho e 29 de outubro de 2021 e cada utilizador terá um mês para completar o curso, ou seja, consultar todos os módulos e materiais de suporte e realizar os respetivos testes.

O certificado de conclusão do curso será emitido em novembro, para aqueles/as que concluírem todos os módulos.

A inscrição poderá ser feita neste formulário entre 1 e 16 de julho, sendo que cada participante recebe um email – no endereço que nos disponibilizar neste formulário – com os dados de acesso à plataforma.

Qualquer questão adicional poderá contactar: susana.godinho@pista-magica.pt

 

Promovida pela Pista Mágica – Voluntariado & Inovação, esta terceira edição do VOAHR – Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência é financiada pelo mecanismo europeu EEA Grants, fundo gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, integrando o Eixo 4 do Programa Cidadãos Ativ@s/EEA Grants.

Para chegar às ONG onde os desafios no acesso à capacitação em Gestão de Voluntariado são maiores, são entidades parceiras da Pista Mágica neste projeto:

EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, a maior rede europeia de redes nacionais, regionais e locais de organizações ativas na luta contra a pobreza e exclusão social, com 1547 organizações portuguesas associadas

Sector 3 – Empresa de consultoria de gestão, especializada em Empreendedorismo Social, vocacionada sobretudo para apoiar a atividade desenvolvida por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) em Portugal. Conta com um diretório de Organizações Sem Fins Lucrativos.