Notícia

Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento - A2000

“𝐕𝐢𝐯𝐞𝐫 𝐬𝐞𝐦 𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞”

𝐏𝐫é𝐦𝐢𝐨 𝐁𝐏𝐈 “𝐥𝐚 𝐂𝐚𝐢𝐱𝐚” 𝐒𝐞𝐧𝐢𝐨𝐫𝐞𝐬

A A2000 candidatou-se à 8º edição dos Prémio BPI “la Caixa” Seniores com o projeto denominado “Viver sem idade”. Esta candidatura consiste na comparticipação de despesas com recursos humanos e na aquisição de equipamentos tecnológicos (2 computadores fixos e 2 computadores móveis, software Sioslife; 10 óculos de realidade virtual e 10 jogos interativos) destinados aos Espaços de Convívio da A2000 que abrangem os idosos autónomos e isolados que não tenham qualquer tipo de resposta social.

Atualmente a A2000 desenvolve atividades para pessoas idosas autónomas, através do protocolo com a Câmara de Santa Marta de Penaguião e 5 Freguesias. Desta intervenção, constatou-se que urge apoiar um maior número de pessoas, nomeadamente nas freguesias do Peso da Régua (União de Freguesias de Poiares e Canelas; e União de Freguesias de Galafura e Covelinhas), mas também as pessoas idosas fisicamente mais limitadas, isoladas e carenciadas. Assim, este projeto contribuirá para colmatar estas necessidades, promovendo uma resposta mais flexível, preservando as atividades que já são desenvolvidas, mas abrangendo um novo concelho e novos participantes, com outras dificuldades e limitações.

Pretende-se promover na comunidade uma maior aproximação às novas tecnologias através de atividades de estimulação física/cognitiva ou comunicação com familiares, através da plataforma interativa Sioslife, diminuindo o isolamento social e retardando a institucionalização das pessoas idosas dos concelhos de intervenção da A2000. Este projeto adquire uma importância maior nesta altura em que todos temos a responsabilidade de protegermos as pessoas mais frágeis da pandemia, provocada pela Covid-19.

O desenvolvimento de atividades com recursos a equipamentos tecnológicos terá um impacto social na medida em que permitirá adotar um estilo de vida dinâmico e fomentará as competências físicas, cognitivas e sociais das pessoas idosas, bem como valorizará o potencial dos idosos na sua relação com a comunidade, promovendo a participação social e comunitária. Este projeto visa apoiar 100 pessoas idosas (autónomas e menos autónomas), de 2 concelhos onde a A2000 intervém - Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua.

O projeto “Viver sem idade” tem como parceiros a União de Freguesias de Poiares e Canelas, a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura. Conta ainda com o apoio financeiro das seguintes entidades: Município de Santa Marta de Penaguião; União de Freguesias de S. Miguel (S. João Batista e Sanhoane) de Lobrigos; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; Freguesia de Fontes.