Notícia

Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento - A2000

ESPAÇO SÉNIOR

EIXO 3 – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa

O CLDS 4G Murça - Milhões de Esperanças deu início, no dia 17 de agosto de 2020, à atividade "ESPAÇO SÉNIOR". Para assinalar este começo, as crianças do "ESPAÇO J", Atividade 11 do Eixo 2 de Intervenção do CLDS, criaram flores de papel para oferecer aos novos participantes como gesto de boas-vindas ao projeto.

A par com a idade surgem alguns fatores de isolamento: a perda de mobilidade, os problemas de saúde, a dificuldade no acesso às novas tecnologias, a saída dos filhos para longe e a sua baixa disponibilidade para os pais devido a fatores socio-laborais, o desaparecimento dos amigos, as mudanças socioculturais – difíceis de acompanhar devido à rapidez com que ocorrem, os baixos recursos económicos, etc..

O objetivo do Espaço Sénior é combater alguns destes fatores promovendo atividades de vários setores (desporto, cultura, tecnologias, saúde) em todas as freguesias, com a finalidade de diversificar as atividades promotoras de bem-estar físico, relacional, cognitivo, de interação com o mundo circundante, facilitando a inclusão comunitária da pessoa idosa.