Notícia

Oikos - cooperação e desenvolvimento

“A Pandemia de Covi-19 e os Desafios do Desenvolvimento“

Artigo de José Luís Monteiro da Oikos

No passado mais ou menos distante, cada vez que havia uma catástrofe que afligia uma região, a população era apanhada desprevenida e havia uma tendência para tentar descobrir quem ou o que teria ofendido os deuses.

Quase 7 séculos depois, a ciência avançou, a sociedade mudou e toda a nossa relação com o planeta evoluiu significativamente. Hoje é quase universal o reconhecimento de que a emergência de novas doenças contagiosas é um fator de risco global, sendo consideradas por muitos como uma das grandes ameaças existenciais.

Apesar dos alertas e do trabalho substancial realizado por diversos organismos nacionais e internacionais no sentido de detetar precocemente e desenvolver planos para combater a próxima pandemia (OMS, CDC, ECDC, etc.), a baixa prioridade que os decisores políticos dão a este problema é evidente. Independentemente das questões políticos e das derivas conspiratórias que abundam relativamente à pandemia que atualmente vivemos, é impossível ignorar a contribuição do desrespeito pelo ambiente na situação atual.

Precisamos de um “novo normal”, precisamos de vontade política e mudanças de comportamentos para um combate efetivo às alterações climáticas.

Leia AQUI o artigo na íntegra, de José Luís Monteiro da Oikos, originalmente publicado na Edição Especial da Revista da Plataforma Portuguesa das ONGD de junho de 2020 “A Pandemia de Covi-19 e os Desafios do Desenvolvimento“.